Mauro Picini
Ligado em Você

Por Mauro Picini

Entretenimento
Mauro Picini

Ex-cozinheira, paciente internada no Costa Cavalcanti realiza desejo de visitar cozinha do Hospital

O pedido diferente, mas cheio de curiosidade, foi realizado na manhã desta segunda-feira, dia 26

Ex-cozinheira, paciente internada no Costa Cavalcanti realiza desejo de visitar cozinha do Hospital
Foto: Divulgação

27 de julho de 2021 - 16:03 - Atualizado em 27 de julho de 2021 - 16:03

Logo que deu entrada no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) para receber acompanhamento devido a função cardíaca bem debilitada, há 22 dias, a paciente Lourdes, de 73 anos, ficou curiosa para saber quem eram os responsáveis por preparar as refeições servidas aos pacientes internados. Ex-cozinheira e apaixonada pela culinária, ela pôde fazer uma visita à equipe na manhã desta segunda-feira, dia 26. O Programa Hope e a Divisão de Nutrição e Dietética foram responsáveis por organizar a ação.

Tudo começou com uma visita de rotina da nutricionista clínica Flávia Meneghim à paciente. Dona Lourdes logo contou que gostou da comida e começou com as perguntas.

“’Quantos funcionários trabalham no setor? Quantas refeições são produzidas por dia?’ Perguntas que só quem trabalhou na área poderia se preocupar com isso”, contou Flávia, que continuou: “Então perguntei à Nikolly [nutricionista da área] e ela me ajudou com um vídeo da cozinha”. Ao assistir a gravação, a paciente ficou muito feliz e realizada. “Mas ela queria mais e aí organizamos este momento a pedido dela”

completou a nutricionista.

Ao chegar na cozinha, Lourdes foi recebida com aplausos pela equipe e ganhou um passeio completo pela área, oportunidade para conhecer como as refeições são preparadas e ver de perto uma das grandes panelas usadas pelas cozinheiras.

“Está tudo aprovado! Cada coisa linda, uns panelões. Obrigado pelo passeio”, falou a paciente, que aproveitou para garantir seu almoço: “Hoje tem panqueca? Eu quero”, disse. Ela ainda ganhou um bolo de presente da equipe. O filho Sérgio acompanhou.

Assistida pela área de cuidados paliativos da instituição – Programa Hope –, Lourdes tem a função cardiológica debilitada devido a um longo período de hipertensão. Médico cardiologista responsável pela paciente, Dr. Alberto Acosta Hermida, diz que a visita ajudará no prognóstico. “A paciente passa por um tratamento clínico, ela está bem debilitada, então no aspecto psicológico e humano, o passeio vai ajudar na recuperação”, destacou. Para o médico residente em cardiologia, Dr. Luciano Godoi, “Lourdes está há dias longe de casa e a visita deu uma animada na paciente que em breve ganhará alta”.

Para a médica responsável pela ala de cuidados paliativos do HMCC, Dra Ana Paula Romanini, realizar o desejo de uma paciente que tem uma doença ameaçadora da vida, e que ainda mantém funcionalidade preservada apesar de doença avançada, é recompensador. “Não há o que dizer. Dona Lourdes é fantástica, amável, feliz com a vida, e poder ajudar neste momento é inesquecível”, conta.

Lourdes deve voltar para casa ainda nesta semana e diz que não quer esquecer nunca da visita. “Quero uma foto minha com o panelão. Vou querer emoldurar e colocar na parede”, falou seguido de um riso de felicidade.