Mauro Picini
Ligado em Você

Por Mauro Picini

Entretenimento
Mauro Picini

Comtur avalia ações para consolidar retomada do turismo de Foz do Iguaçu

Na pauta, o Natal das Águas e Luzes, contrato de concessão do Parque e a apresentação da nova logomarca do Destino

Comtur avalia ações para consolidar retomada do turismo de Foz do Iguaçu
Foto: Adilson Borges

13 de setembro de 2021 - 15:02 - Atualizado em 13 de setembro de 2021 - 15:02

O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) vai se reunir nesta quinta-feira (16) e avaliar projetos para consolidar a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. A reunião será 100% presencial, a primeira depois da pandemia do coronavírus, às 15h na sede do Visit Iguassu, anexo ao prédio da Acifi.  

A pauta inclui a apresentação sobre o Projeto Natal das Águas e Luzes. A proposta é da Itaipu Binacional que usará elementos e tecnologias sustentáveis com referências às Cataratas do Iguaçu e também à própria usina hidrelétrica.

“Além da atração direta de turistas, os eventos têm potencial gigantesco para reativar as mais diversas atividades do setor do turismo, principalmente as que envolvem montagem de estrutura”, disse o presidente do Comtur, Yuri Benites.

A segunda pauta será sobre a proposta de concessão do Parque Nacional do Iguaçu pelos próximos 30 anos. Após um intenso debate em audiência públicas e manifestação de gestores públicos, a elaboração do edital para licitação da nova concessão do ainda gera muitas dúvidas para o setor. Em participação ativa do conselho, a concessão vem sendo debatida e já possui resultados importantes, entre elas, a manutenção do passe comunitário com valor de 20% da tarifa que será praticada no parque.

Outra pauta será a proposição da nova marca do destino turístico. A atual Foz do Iguaçu Destino do Mundo está sendo remodelada por Mario Verdi – mesmo designer que criou a atual marca em 2008. Ela substitui a anterior, porém manterá a chamada Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

“A Gestão Integrada do Destino elegeu o mesmo designer porque a logo em 2008 foi eleita por todos os membros do Comtur de forma democrática, e acompanhou todas as estratégias e ações de crescimento do turismo em Foz. Entendendo que estamos entrando em uma nova fase onde esforços diferentes devem ser tomados para uma retomada e dando continuidade aos índices de crescimento de 2019”, disse Yuri Benites.