Jorge Jubrail
Pensamentos e Reflexões

Por Jorge Jubrail

Livros
Jorge Jubrail

Independência ou Morte!

Que sensação boa de independência.

Independência ou Morte!

3 de setembro de 2020 - 08:33 - Atualizado em 3 de setembro de 2020 - 08:33

Na próxima segunda-feira, 07 de setembro, comemoraremos a Independência do Brasil. Dentre os diversos significados, independência, em resumo, significa autonomia, liberdade, soberania, imparcialidade, não associação, isenção, desapego, dentre outros muitos sinônimos.

Aproveitemos para comemorarmos, também, a nossa independência ou, aos que ainda não se tornaram independentes, aproveitem para proclamá-la, se livrando do ranço, negatividade e não se deixando contaminar nos ambientes tóxicos.  Permita se isentar dos comentários e críticas desnecessárias e se desapegue de tudo aquilo que lhe cause angústias, ansiedades ou preocupações.

De repente, pensamos estar livres pelo simples ato de ir e vir, quando em verdade, estamos presos à rotina de ir e vir. Empenhados apenas em sobreviver, acabamos deixando de viver plenos e livres. É difícil, mas possível mudar, basta entendemos que do pó viemos e ao pó voltaremos. Afrouxemos nossas rédeas, ou melhor, tomemos as rédeas de nossas vidas, não permitamos que ninguém conduza nossas vidas, muito menos sejamos conduzidos pelo materialismo.

Ser independente é um estado de espírito. Portanto, de nada adianta frequentarmos lugares que não nos fazem bem, se nos deixamos influenciar pelas energias. Podemos ser independentes onde e com quem quisermos. Nossas prisões são mentais, as criamos juntos com nossos “demônios” para podar a liberdade de viver, de experimentar a transformação, enfim, de sairmos da nossa “casinha”. Independência ou Morte!

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” Mahatma Gandhi