Jorge Jubrail
Pensamentos e Reflexões

Por Jorge Jubrail

Literatura
Jorge Jubrail

Tudo passa.

Tudo passa, seu novo mantra; tirou toneladas de ansiedade e preocupações dos ombros.

Tudo passa.

16 de julho de 2020 - 08:37 - Atualizado em 16 de julho de 2020 - 08:37

Se tiver que eleger um mantra para a vida, que seja: – Tudo passa!

Na alegria ou na tristeza, nos recordemos que tudo passará, que nada além do espírito será eterno. Portanto, precisamos regozijar ou sofrer somente no momento, não antecipar ou procrastinar, apenas viver plenamente com todos os sentidos aguçados durante os bons e os maus momentos, para que possamos sentir o prazer ou a dor no seu devido instante, e só.

Quando estabelecermos o mantra que tudo passará, enfim, estaremos desapegados de todas as coisas efêmeras, também, da vaidade, do ego e dos demais vícios; até das virtudes, que não precisam de apego, mas, de prática diária. Então, tudo se tornará mais natural e a vida será mais equilibrada, sem excessos, ansiedade ou preocupações.

Podemos nos comparar a um pêndulo, cuja vida não está na estagnação nos extremos, está no movimento ou nos aprendizados entre um ponto e outro, é na trajetória que se encontra a vida. Quando paramos na zona de conforto, por exemplo, deixamos de viver, apenas sobrevivemos.

Sabendo que tudo passa, que nada será como antes, não percamos tempo em empreender nossa jornada evolutiva, que é cheia de provações e expiações; parados perderemos as oportunidades de aprendizado. Apenas os viajantes tem o prazer da experiência, os que não ousam viajar, saboreiam as histórias dos outros, então, que essas agucem o desejo de velejar por novos mares.

“E lembre-se sempre, na tristeza ou na felicidade, que isso também passa.” – Chico Xavier