Outdoor em Curitiba viraliza nas redes sociais; entenda
Um outdoor da Guarda Municipal de Curitiba virou “meme” nas redes sociais na última semana. Com a intenção de informar que a GM cuidava da cidade, o anúncio acabou abrindo margem para uma interpretação secundária, que emitisse um alerta para que as pessoas tomassem cuidado com a cidade e com seus habitantes.
O caso logo viralizou nas redes com comentários bem humorados. “Curitiba é um lugar tão perigoso que ‘os caras’ avisam até no outdoor”, disse um tweet. As variações da piada não pararam por aí.
Curitiba é um lugar tão perigoso que os caras avisam até no outdoor pic.twitter.com/uqLyGdUeL5
— Eder Alex (@EderAlex) April 20, 2021
“Cuidado com o curitibano, ele vai te olhar e falar que lá faz muito frio e que com 5°C eles vão pra praia”, disse outra usuária, entrando na brincadeira.
Teve até quem sugeriu uma solução para o problema:
fica mais engraçado ainda quando vc percebe que a ambiguidade se resolve apenas trocando o “cuidado” por “cuidando” https://t.co/FPbsUKj7T0
— mauricio grabois (@arthurrb) April 22, 2021
O caso é um exemplo de ambiguidade, figura de linguagem muito estudada na língua portuguesa.