Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora

14 de agosto de 2019 - 00:00

Atualizado em 14 de agosto de 2019 - 00:00

Cultura

Festival de Fanfarras do Paraná: veja como se inscrever

Festival de Fanfarras do Paraná pretende incentivar a cultura regional e a formação musical no estado

Festival de Fanfarras do Paraná: veja como se inscrever
FOTO: GIULIANO GOMES/SEED

Os interessados no primeiro Festival de Fanfarras do Paraná, que vai reunir os grupos musicais formados em escolas, igrejas e comunidades de todas as cidades paranaenses, podem realizar suas inscrições por email até o final de agosto.

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, a proposta do governador Carlos Massa Ratinho Junior é incentivar a cultura regional e a formação musical no Paraná.

Festival de Fanfarras do Paraná: primeira edição promete fomentar cultura e música no estado

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail festivaldefanfarra@secs.pr.gov.br. Basta o competidor enviar o nome da fanfarra que representa, a cidade, o número de integrantes e o contato telefônico atualizado.

Em seguida, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura fará etapas regionais para selecionar as melhores fanfarras, que vão participar da fase final do festival, em Curitiba.

A proposta é trabalhar junto com os municípios e as instituições que representam os grupos musicais para formatar o festival e estabelecer os critérios de seleção.

fanfarra

Fanfarra do Colégio Estadual Mathias Jacomel, de Pinhais.
Foto: Arquivo SEED

Além disso, enquanto fanfarras iniciantes e amadoras podem concorrer no festival, grupos consolidados como as bandas do Exército e da Polícia Militar serão convidados para se apresentar nos eventos regionais e estadual.

Conforme o secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, o  objetivo é integrar as fanfarras de igrejas, escolas, comunidades e eventualmente as municipais, mas que tenham participação popular, para colocar todos em um mesmo nível de participação.

Por fim, as etapas regionais e estaduais estão previstas para acontecer entre outubro e dezembro deste ano, com desfiles nas ruas abertos à comunidade, integrando as regiões.