Entretenimento

Feira do Largo da Ordem em Curitiba: informações e como participar

A Feira do Largo da Ordem é uma das principais atrações de Curitiba. O espaço multicultural reúne gastronomia, artesanato e arte em um único lugar. 

Carolinne
Carolinne Moraes em parceria com Thamany
Feira do Largo da Ordem em Curitiba: informações e como participar
(Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)

13 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 18 de setembro de 2020 - 23:36

A Feira do Largo da Ordem acontece todos os domingos de manhã em Curitiba. Lá é possível encontrar barracas de tudo: decoração, roupas, gastronomia, brinquedos, livros e muito mais. O espaço multicultural é um ponto de encontro dos curitibanos e um passeio imperdível para os turistas da capital.

A Feira do Largo da Ordem

Localizada no centro histórico de Curitiba, a feirinha acontece religiosamente todos os domingos e oferece aos seus visitantes uma imensa variedade de produtos artesanais exclusivos.

É o lugar perfeito para encontrar trabalhos manuais com características que vão do mais básico item até o mais fino objeto de decoração. As bonecas de pano da Feira do Largo da Ordem estão entre os produtos favoritos do público.

Além disso, a Feira do Largo da Ordem conta com uma grande diversidade gastronômica, com as melhores comidas de feira que você pode imaginar. Desde os tradicionais e deliciosos pastéis  até comidas típicas como acarajé e empanadas argentinas.

O evento é aberto ao público e reúne muitos turistas e curitibanos. As primeiras edições da feira aconteceram em 1973, organizadas por membros de comunidade hippie. Com o aumento de expositores e artesãos, e a alta demanda por produtos artesanais, a Feira do Largo da Ordem se tornou uma das principais atrações de Curitiba e parada obrigatória para quem está na cidade.

feira do largo da ordem

Confira abaixo as principais categorias de produtos disponíveis na feirinha:

  • Acessórios
  • Alimentação
  • Arte
  • Artesanato de todos os tipos
  • Bolsas
  • Chocolates artesanais
  • Decoração
  • Lembrancinhas de Curitiba
  • Linha Bebê
  • Usados
  • Vestuário

Como participar?

Está se perguntando como conseguir um ponto na feira do largo da ordem? Diante de tantas barraquinhas, esta é uma dúvida bastante comum. O principal critério, antes de mais nada, é ter produtos atrativos e diferentes. Mas, somente isso não basta. Algumas outras regras precisam ser obedecidas.

A seleção é feita pela Prefeitura de Curitiba, que administra o local. Os artistas e artesãos interessados em participar da Feira do Largo são selecionados através de uma minuciosa avaliação dos produtos apresentados. Em caso de aprovação, a licença de funcionamento possui a duração de um ano, podendo ser renovada, ou não.

No momento, não há vagas para participar da feira. As oportunidades de cadastro são divulgadas pela Prefeitura de Curitiba, por isso é preciso ficar de olho nas atualizações.

Documentação necessária para se cadastrar:

  • original da Cédula de Identidade;
  • original do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
  • cópia de comprovante de endereço residencial e do local de produção legíveis (quando diferentes) de Curitiba e Região Metropolitana, com data de emissão não superior a noventa dias, contados da data de publicação do edital e em nome do interessado; 
  • certidão de regularidade de tributos municipais do Município de Curitiba;
  • três amostras dos produtos artesanais e artes plásticas recentes, podendo participar com até duas categorias de produtos, que deverão ser deixadas para avaliação e retiradas na data marcada;
  • as amostras deixadas para avaliação deverão ser entregues embaladas e de acordo com a fragilidade do material e devidamente identificada sua fragilidade. Em caso da não apresentação embalada, o Instituto não se responsabilizará por danos causados ao produto.
  • a ausência das informações ou comprovantes impossibilitará a formalização da inscrição.

Feira do Largo da Ordem: horário de funcionamento

A feira começa pela manhã, às 9h, e costuma terminar de tarde, por volta das 14h. Algumas barraquinhas fecham mais cedo, outras mais tarde, mas o horário de funcionamento da Feira do Largo é das 9h às 14h, somente no domingo.

feira do largo da ordem
Foto: Leticia Akemi

Confira como está o funcionamento da Feira do Largo da Ordem em época de pandemia. Após 5 meses, as barraquinhas retornam às atividades, seguindo medidas preventivas ao Covid-19.

Feirinha do Largo da Ordem online

O isolamento social já mudou os hábitos de consumo no mundo todo. As vendas online nunca estiveram tão em alta e essa foi a solução encontrada inclusive para uma das feiras mais tradicionais de Curitiba. A Feira do Largo da Ordem ganhou em 2020 uma versão online durante a pandemia do coronavírus, e agora a exposição e comercialização dos produtos artesanais também é feita pela internet.

Itens artesanais da feira do Largo da Ordem estão disponíveis na internet

Até o momento, mais de 150 feirantes já estão cadastrados na plataforma, que foi desenvolvida em apenas cinco dias pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). No projeto feito para a Feira do Largo da Ordem, produtos e serviços estão disponíveis online.

Bonecas de pano estão entre os itens mais procurados.

“Criamos uma vitrine que contempla, além de informações dos produtos, os contatos, as redes sociais e plataformas para venda online de feirantes com alvará da Prefeitura de Curitiba”, explica o coordenador de Portais do ICI e responsável pelo projeto, Luciano Cardoso.

A iniciativa contou com participação do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (SMAP-TI).

“Foi um projeto desafiador pelo curto tempo e por estarmos em um novo modelo de trabalho, mas conseguimos alcançar nosso objetivo”, diz o diretor técnico do ICI, Fernando Matesco.

O site segue a identidade do portal da Prefeitura de Curitiba e é possível acessá-lo neste link: https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/

Feira do Largo da Ordem: endereço

A Feira do Largo da Ordem acontece no Cavalo Babão e seus arredores. A feirinha ocupa várias ruas, mas o endereço principal é na Rua Kellers, s/n, no bairro São Francisco.

Galeria de fotos

Confira algumas fotos da Feira do Largo da Ordem, nestes cliques feitos pelo fotógrafo Jean Colemonts.

Outros atrativos do Largo da Ordem

O Largo da Ordem é considerado o coração do centro histórico da capital paranaense. O local abriga, além da tradicional feira de domingo, construções históricas importantes como o Palácio Garibaldi, a Sede da Fundação Cultural de Curitiba, a Igreja do Rosário, o Solar do Rosário e a famosa Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a mais antiga de Curitiba.

Conta também com galerias de arte, lojas de antiguidades, bares e o Relógio das Flores. Aos domingos, no horário da Feira do Largo da Ordem, também ocorre uma exposição de carros antigos.

Você também poderá gostar de conhecer o Mercado Municipal de Curitiba.