A Alma, Associação Intercultural de Projetos Sociais, convida toda a comunidade para participar de uma live nesta sexta-feira (10), às 19h, com o idealizador da Pacha Mama Agroecologia e do Projeto Ubuntu, Onaur Ruano, fechando a semana da Quarentena Cultural, com um especial de meio ambiente.

Com o início da quarentena, a organização sem fins lucrativos precisou adaptar as atividades para que sua programação não fosse interrompida. Assim, foi criada a Quarentena Cultural da Alma, uma programação construída a partir de seus três eixos de atuação: comunicação popular e comunitária, meio ambiente e cultura popular.

O estudante de agronomia da UEL, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Vila Cultural Alma Brasil, Victor Hugo Silveira, explica que a live, do especial de meio ambiente, é uma forma de debater sobre agroecologia, principalmente, com o avanço de políticas que prejudicam o meio ambiente.

“Trouxemos esse debate a fim anunciar boas notícias, trazendo boas experiências da região de Londrina com a contribuição de uma técnica que atua na área há um bom tempo, de um agricultor agroecológico e de uma agricultora agroecológica, apresentando suas experiências e também mostrando que é sim possível um modelo alternativo de produção de alimentos, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de produção e de consumo”, explica Victor Hugo.

Para ele, a live da Alma também é uma oportunidade de divulgar algumas histórias que são exemplo em Londrina. “É necessário trazer o debate da agroecologia e, principalmente, divulgar as iniciativas e experiências tão boas que acontecem em nossa região”, comenta.

Live Alma com Onaur Ruano

alma live
Imagem: Reprodução/Alma

Na noite desta sexta, às 19h, o convidado será o idealizador do Pacha Mama Agroecologia e do Projeto Ubuntu, Onaur Ruano.

Além do seu conhecimento sobre agroecologia, na live da Alma, o “Projeto Ubuntu” será apresentado a partir das suas experiências com outros agricultores e agricultoras organizados em rede para a produção de óleos essências e hidrolatos.

“E quem não quer comer um alimento fresco e livre de agrotóxicos? Quem não quer melhorar a qualidade de vida?”, brinca o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente, ao explicar da importância do tema para a programação.

A primeira live da Alma foi com a Giovana Fogaça, técnica do programa Paraná Mais Orgânico, que falou sobre a importância da certificação orgânica, os modelos de certificação e, também, compartilhou a sua vivência na agroecologia.

A segunda foi com Alene de Godoy (@afroecologica), professora, geógrafa e camponesa do assentamento Eli Vive, em Lerroville. Por conta de problemas técnicos, a transmissão foi cancelada.

Segundo Victor Hugo Silveira, uma entrevista completa será divulgada com a convidada para que todos conheçam a sua história.

A programação da Quarentena Cultural continuará nos próximos meses e todas as informações podem ser acessadas pela rede social da Vila Cultural Alma Brasil (@almavilacultural), no Instagram.

O que é a Alma?

A Alma é uma organização sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal, fundada em 2004. Desde 2006, ela tem como sede a Vila Cultural AlmA Brasil, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Londrina.

10 jul 2020, às 11h00. Atualizado às 11h05.
Mostrar próximo post
Carregando