por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes

Um tema, três solos curtos. O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna. O ator e dramaturgo Leonardo Netto, que estreou seu terceiro texto no Rio de Janeiro realizando longa temporada em 2019, apresenta o novo trabalho na Mostra 2020 da 29.ª edição do Festival de Curitiba, nos dia 2 e 3 de abril, no Teatro Paiol. 

Com direção de Fabiano de Freitas, o espetáculo é o atual vencedor do Prêmio Cesgranrio – Melhor Texto Nacional Inédito, Melhor Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin – e, como um dos líderes da premiação, concorreu também a Melhor Espetáculo, Direção e Iluminação. “3 Maneiras de Tocar no Assunto” já acumula 10 indicações em premiações de teatro disputando também o 9º Prêmio Botequim Cultural (Melhor Espetáculo, Ator, Texto e Direção de Movimento). 

espetaculo-3-maneiras-de-tocar-no-assunto

Espetáculo ‘3 Maneiras de Tocar no Assunto’ marca presença no Festival de Curitiba 2020 (FOTO: DANTON VALERIO)

Espetáculo tem três solos independentes

A montagem é a primeira parceria de Leonardo Netto e Fabiano de Freitas:

“Sempre quis trabalhar com o ‘Dadado’ (como é mais conhecido o diretor). Vi ‘O Homossexual ou a dificuldade de se expressar’, ‘Balé Ralé’ e achei espetacular. Achava que ele teria o olhar perfeito para essa peça”, diz o autor e ator sobre o convite ao diretor, artista que tem dedicado grande parte de seu trabalho à pesquisa dos temas LGBTI+. “Pesquiso e estudo esse personagem que é a bicha e sua identidade negligenciada. Essa peça fala a partir desse lugar. Quando li o texto, pensei: é parte da minha pesquisa”, conta o diretor

Interpretados por Leonardo Netto, os três solos independentes colocam em pauta questões relacionadas à homossexualidade e ao preconceito e à intolerância contra o homossexual e a comunidade LGBT em geral.

Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Estamos vivendo um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBT no Brasil está alijada de quase setenta direitos previstos na Constituição”, ressalta o Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas, uma para cada texto: Escola, Lei e Estado

No primeiro solo, O Homem de Uniforme Escolar, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico: o que é, como praticar e quais as suas consequências físicas e emocionais. São histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola. 

Na sequência, O Homem com a Pedra na Mão parte do depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBT que completou 50 anos em 2019. Com uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores (gays, lésbicas, travestis, drag queens) do bar Stonewall Inn reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. 

O último solo, O Homem no Congresso Nacional, foi construído a partir de falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018. Para criar o texto, Leonardo assistiu e transcreveu discursos, falas, entrevistas e declarações do ex-deputado e, cuidadosamente, criou o depoimento de um parlamentar gay e ativista na tribuna da Câmara. 

Os textos propõem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa a transforma num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população? Essas serão as questões levantadas durante o espetáculo.

Ficha técnica

  • Texto e Atuação: Leonardo Netto.
  • Direção: Fabiano de Freitas
  • Iluminação: Renato Machado 
  • Figurino: Luíza Fardin
  • Cenário: Elsa Romero.
  • Visagismo: Marcio Mello
  • Direção de Movimento: Marcia Rubin
  • Trilha Sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto
  • Design Gráfico: Lê Mascarenhas Direção de Produção: Luísa Barros e Rafael Faustini
  • Realização: Fulminante Produções Culturais 

Serviço

  • Espetáculo: “3 Maneiras de Tocar no Assunto” no Festival de Curitiba 2020
  • Quando: 02 e 03/04 às 21h 
  • Onde: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n)
  • Valores:  R$ 80,00 (inteira)
  • Ingressos: podem ser comprados pelo site oficial, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2020”, e nas bilheterias físicas do ParkShoppingBarigui e do Shopping Mueller.
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 80´

11 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando