Eventos

Curitiba sedia edição do TEDx com 15 palestrantes na PUCPR

Evento promovido pela PUCPR em 11 de agosto foca nos temas Ciência e educação

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com texto de Letícia Fortes, do Portal Comunicare
Curitiba sedia edição do TEDx com 15 palestrantes na PUCPR
Foto: Reprodução/TEDXWinterPark)

9 de agosto de 2021 - 16:37 - Atualizado em 9 de agosto de 2021 - 16:49

Curitiba vai sediar uma edição do TEDx com o tema “Muda Mundo: Transformando Sociedades”. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 11 de agosto, às 14h, na Biblioteca Central do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Devido à pandemia da Covid-19, o evento será totalmente on-line, com transmissão ao vivo para o público em geral. Apenas convidados, imprensa e organizadores vão participar presencialmente.

Para assistir ao evento, basta realizar sua pré-inscrição de forma gratuita neste link. Adicione o número de ingressos que deseja e, em seguida, forneça os dados pessoais solicitados pela plataforma Sympla. Assim, você será avisado pelos organizadores do evento sobre o horário das palestras de seu interesse. 

Com um total de 15 palestrantes convidados, o TEDxPUCPR consiste em uma série de palestras ou talks sobre os temas Educação, Sustentabilidade, Social e Saúde/Bem-estar, os quais serão debatidos por especialistas como professores, estudantes e egressos da PUCPR.

De acordo com o modelo TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), cada uma das palestras ou talks do TEDxPUCPR terá cerca de 18 minutos de duração. Ainda segundo o modelo original, os palestrantes do TEDxPUCPR são chamados de speakers – ou palestrantes, de acordo com tradução livre. 

Para um dos palestrantes e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, Jelson Oliveira, o tema “Muda Mundo” revela um objetivo em comum entre o evento e a PUCPR: o compromisso com o bem da sociedade.

“O TEDxPUCPR vem para coroar uma prática cotidiana da universidade, que é atuar para mudar o mundo para melhor. É mais um capítulo que temos para mostrar que a universidade não é um depósito de teorias velhas e conhecimentos abstratos, e sim um lugar de produção de conhecimento científico em prol da transformação social”,

afirma o professor.

A atualidade e a aplicabilidade dos conhecimentos produzidos pela universidade ficam evidentes no trabalho da mais jovem speaker do evento: Luisa Urfali, estudante do terceiro ano de Design da PUCPR. Com o projeto “Fala”, Luisa venceu o Prêmio Shenzen de Design para Jovens Talentos com a ideia de um mobiliário que promove o encontro social de pessoas em centros urbanos, a fim de prevenir doenças mentais como ansiedade, a depressão e o suicídio.

Para Luisa, “o mais atraente no Design é pesquisar os problemas da sociedade e desenvolver soluções para eles, com uma abordagem que vai além da estética e da funcionalidade”. Ela explica que o “Fala” surgiu a partir de pesquisas e conhecimentos além de sua área de estudo.

“Pude buscar na Medicina a compreensão sobre a parte hormonal e o funcionamento do nosso corpo. Entendi como o convívio social é importante para diminuir a ansiedade, e conectei com a Psicologia e o Design para alcançar as pessoas em um local físico”.

O objetivo do evento é promover discursos mais breves e eficazes sobre temas que impactam na mudança de mundo e na construção de uma sociedade plural. Por isso, o tema da talk do professor Jelson Oliveira é Saúde Planetária, uma das mudanças sociais mais urgentes no mundo.

“Como toda cura, essa também parte do reconhecimento da doença: os impactos negativos do nosso estilo de vida consumista e da produção industrial por meio de combustíveis fósseis e não renováveis. Por isso, é preciso debater os impactos do nosso estilo de vida para que o setor tecnológico tenha uma virada ética e assuma o papel de alterar os rumos do desenvolvimento, adotando uma ideia de progresso com proteção ambiental”, explica o pesquisador em Ética Ambiental.

Além da estudante Luisa Urfali e do professor Jelson Oliveira, estão entre os speakers confirmados profissionais como o arquiteto e mestrando em Gestão Urbana Gesse Lima; o CEO da healthtech Hilab; Marcus Vinícius Figueiredo; o escritor e produtor de podcasts Ivan Mizanzuk; e o músico Nando Reis. Os demais palestrantes estão descritos na programação completa do TEDxPUCPR, disponível no site oficial do evento.


Serviço

TEDxPUCPR: MUDA MUNDO | Transformando Sociedades
Quando: 11 de agosto (quarta-feira), 14h
Onde: PUCPR – campus Curitiba
Como assistir: transmissão vivo pelo canal de YouTube do TEDxPUCPR.
Pré-inscrição: site do Sympla.

*A publicação desta reportagem é uma parceria entre o RIC Mais e o curso de Jornalismo da PUCPR. Este conteúdo foi originalmente publicado no Portal Comunicare, portal laboratorial de notícias do curso de Jornalismo da PUCPR (www.portalcomunicare.com.br).