Entretenimento

Luz, câmera e uma volta ao mundo NA MODA

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

17 de setembro de 2013 - 00:00 - Atualizado em 17 de setembro de 2013 - 00:00

Paris, Milão, Londres e Nova York. São nestes centros que a moda emerge, cresce, sai das passarelas e ganha as ruas. Mas o que o Paraná tem a ver com estas cidades? Pois é daqui que o casal, ao maior estilo Eduardo e Mônica, Érika Okazaki e Johny Haerter, parte para o mundo, no que poderíamos chamar de “Expedição NA MODA”.

Érika, nissei. Johny, descendente de alemães. Ela, jornalista e designer de moda. Ele, biólogo. Ela fala, ele ouve. No mundo dos dois, além da paixão que nasceu nos tempos de cursinho (namoro de 5 anos),  que evoluiu para um casamento, de seis anos, o encontro entre o audiovisual e moda. Uma combinação perfeita, por assim dizer.

De carro, avião, trem, mochila ou malas o jovem casal já rodou o mundo atrás de estilos, cores e tendências da moda. “Estilosa”, Erika vai para a frente das câmeras, sempre cuidando de cada detalhe do visual que, obrigatoriamente pede óculos (ela tem uma coleção de 70 modelos). Nas roupas não descuida e ousa. E, nos pés… bem, nos pés de uma mulher (os números de pares, discreto, Johny não revela, mas conta que falta espaço no armário). Descrever o estilo do marido é mais fácil. Dá para resumir: discreto.

Juntos, o casal, câmeras, microfones (com brilho da moda) já estiveram em Milão, o chamado berço da moda. Em meio a flashes e câmeras do mundo todo, lá estavam eles, embaixadores do Brasil e do NA MODA, programa que vai ao ar aos sábados, pela RICTV RECORD e RECORD INTERNACIONAL.

Da viagem a Milão, Érika diz que “a cidade respira moda. As pessoas são “estilosas”, elegantes e ousadas. Ah, claro, sem esquecer da gastronomia… Mamma Mia, uma das melhores”, relembra. A paisagem da Toscana, rural e bucólica, marcou o casal, que conta que o frio europeu esteve presente em toda a viagem.

Em Florença os produtores estiveram com Consuelo Blocker, blogueira e filha de um dos ícones da moda brasileira, Costanza Pascolato. Foco na moda e cultura renascentista – “no período que passamos pela Itália acontecia o Milano Fashion Week. Personalidades do mundo ESTAVAM POR LÁ. Ana Winter [editora Vogue americana], Janet Jackson e Anna Dello Russo foram uma das estrelas que conseguimos espiar”, cita Erika.

O programa NA MODA trabalha seu conteúdo com temporadas temáticas. Em Nova York, que estrelou o verão de 2013, Érika e Jhony tiraram referências do seriado Sex and the city, “Extravagâncias no comportamento e na moda”, recorda Érica, comentando que lá conheceram Pat Field, figurinista do seriado e do filme O Diabo veste Prada. “Quase morri. Foi muito legal conhecê-la pessoalmente. Profissional respeitadíssima nos EUA. Ela é a cara do meio fashion”, comenta dizendo que “nos Estados Unidos a liberdade de expressão impera. A moda não é regrada e nem ditada, você se veste bem como quiser”.

Ainda, nos EUA, na mistura moda e arte a expedição, passou por Maimi, onde foi recebida por Romero Britto, numa entrevista exclusiva no ateliê do brasileiro, “mágico” das cores, grafismos e formas. O recifense, conta Érika, “compartilhou sua história. Nós, ficamos ainda mais fã dessa figura simpática”.

Mas não só as viagens além fronteira que estão no roteiro. Segundo Érika, que comanda a conversa, “no São Paulo Fashion Week a equipe do NA MODA marca presença há dez edições. É o maior evento da América Latina, com duas mostras anuais”. Já, no Paraná, o programa marca presença no PBC – Paraná Business Collection. “É neste evento que designers paranaenses podem mostrar sua criatividade. O Paraná tem se destacado e sido reconhecido como produtor de moda. E nós fazemos questão de ajudar promover estes talentos”, afirma a apresentadora.

A temporada 2014 do programa promete e deve ser cheia de histórias. Érika e Johny acabaram de desembarcar do Hawai onde gravaram a série “NA MODA Under Water”. Paisagens, aventura, moda e estilo devem estar na tela a partir de outubro. Imperdível, sob o os olhar do casal aventureiro e caçador de novidades da moda mundo a fora.