CAIRO (Reuters) – Autoridades do Egito prenderam nesta segunda-feira um cartunista que publicou uma homenagem em vídeo ao levante de 2011 no décimo aniversário dos primeiros protestos em massa no país, disseram duas fontes de segurança.

Ashraf Hamdi foi detido no início da manhã em sua casa em meio a uma investigação sob acusações de uso indevido de sites de redes sociais e disseminação de notícias falsas, segundo as fontes.

Não foi possível contatar um porta-voz do Ministério do Interior de imediato para obter comentários.

Hamdi publicou uma charge em vídeo no Facebook no domingo dedicada aos “heróis” da rua Mohamed Mahmoud, no centro do Cairo, onde dezenas de manifestantes foram mortos em confrontos com forças de segurança em novembro de 2011.

Manifestações que levaram à deposição do ex-presidente Hosni Mubarak e ajudaram a propagar uma onda de protestos em toda a região começaram uma década atrás no dia 25 de janeiro, quando o Egito comemora o dia nacional da polícia.

Nesta segunda-feira, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, fez um discurso anual na academia de polícia do Cairo que se concentrou na importância da estabilidade e do desenvolvimento, mas fez uma referência breve ao levante.

“Hoje coincide com a comemoração do Egito da revolução de 25 de janeiro, uma revolução liderada por jovens sinceros aspirando a um futuro e uma realidade melhores”, disse Sisi.

(Reportagem Redação Cairo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0O1DG-BASEIMAGE

25 jan 2021, às 16h55. Atualizado às 17h00.
Mostrar próximo post
Carregando