Entretenimento

Por trás das lentes: conheça o trabalho incrível do fotógrafo Eduardo Matysiak

Com talento, habilidade e sensibilidade, o repórter-fotográfico tem retratado como poucos as várias faces da capital paranaense; confira!

Caroline
Caroline Berticelli / Editora

30 de outubro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 16 de julho de 2020 - 15:16

O olhar aguçado e a técnica de Eduardo Matysiak vêm chamando atenção de todos que têm a oportunidade de conhecer seu trabalho. Atualmente, vivendo em Curitiba, ele tem retratado como poucos as várias faces da capital paranaense: do reduto boêmio Largo da Ordem ao Centro Cívico, que abriga os principais prédios dos poderes públicos do estado, nada escapa de suas lentes. (Veja galerias de fotos abaixo)

Apaixonado pelo o que faz, o fotógrafo aponta – com talento, habilidade e sensibilidade – sua objetiva para tudo que acha que vale a pena ser registrado e o resultado são fotografias autênticas que dispensam palavras ou explicações. 

“Fotografar a cidade é uma terapia. Nossa Curitiba capital é maravilhosa, sua essência é arte e poesia”, declara Matysiak. 

Praça Tiradentes, no centro de Curitiba. (Foto: Eduardo Matysiak)

Como todo bom fotojornalismo, seus retratos mostram o dia a dia político, das ruas e dos movimentos sociais sem esquecer da luz, composição, sombras e cores. São fotografias únicas que enquadram toda a beleza de paisagens, edifícios e das pessoas que circulam pela cidade. 

“O fotojornalismo é informação na foto. É a capacidade de impactar, encantar, alegrar ou entristecer sem legenda. Fotógrafo não tira foto, fotógrafo faz a foto”, pontua Matysiak. 

Veja fotos de Curitiba: 

Fotojornalista especializado em política

Adepto do fotojornalismo independente, Matysiak trabalhou por anos como colaborador de agências de notícia e se especializou em fotografia política. Suas fotos já estamparam as capas de grandes veículos de comunicação do país, entre eles, os jornais Folha de são Paulo, Estadão, Zero Hora, UOL e as revistas Carta Capital e Veja. 

Eduardo Matysiak é especialista em marketing político digital e exclusivo da agência Futura Press, a maior agência de fotografia do país. O fotojornalista também trabalha com consultoria política, automação digital, atende prefeitos, vereadores e postulantes a cargos públicos. Sua experiência é requisitada por grandes nomes do cenário político nacional.

Quando indagado sobre a diferença entre as duas funções, ele declara que ela não existe. “Fotografar as esferas do poder é igual a qualquer outro trabalho: exige profissionalismo, transparência e muita dedicação. A fotografia política que é minha especialidade é rápida, dinâmica. Não existe tempo de pose ou firulas. O segredo é o olhar, olhar clínico, crítico e saber transitar por todos os lugares sempre respeitando a todos, cordialmente, você consegue um bom lugar, um ângulo melhor”, diz Matysiak. 

Manifestação na Praça Santos Andrade. (Foto: Eduardo Matysiak)

Ainda conforme o repórter-fotográfico, quando se trabalha na área política é importante manter-se neutro e se concentrar em retratar o que aconteceu ao redor:

“O fotojornalismo não tem ideologia, nem bandeiras. O fotojornalismo é a forma de eternizar a história, congelar o tempo. É a verdade nua e crua, sob o olhar do fotógrafo”, finaliza. 

Para conhecer mais o trabalho de Eduardo Matysiak entre no Instagram Oficial do fotojornalista

Confira os registros dos movimentos sociais e políticos na capital: