Entretenimento

Quarentena estimula busca por dicas de decoração e faz as pessoas colocarem a mão na massa

Decorar a casa e repaginar os ambientes ajuda a afastar a monotonia e a ressignificar o conceito de lar dos brasileiros.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Quarentena estimula busca por dicas de decoração e faz as pessoas colocarem a mão na massa

8 de outubro de 2020 - 15:12 - Atualizado em 8 de outubro de 2020 - 15:13

A pandemia e o distanciamento social, que fizeram com que as pessoas passassem mais tempo em suas casas, despertaram um sentimento diferente: a ressignificação do lar. Com mais tempo em home office, famílias começaram a ter um olhar diferente para o que precisam ter em casa e a querer mudar o que antes não era percebido. Por isso, desde fevereiro, quando tivemos os primeiros casos em Curitiba, a busca por dicas de decoração e pequenas reformas deu grandes saltos.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), nos meses de março e abril as vendas dos e-commerce de decoração e móveis aumentaram em mais de 23%, atrás somente de itens de calçados, bebidas e supermercados. Mesmo assim, muitos adeptos do DIY (do it yourself ou “faça você mesmo”) resolveram economizar e colocar a mão na massa.

Dicas de decoração afastam a monotonia

Além de mudar os ambientes e otimizar espaços, mudar o visual da casa afasta a monotonia da quarentena. “Passar tanto tempo sem poder sair começou a me entediar e mudar alguns ambientes me ocupou e deixou a casa mais bonita”, diz Ana Paula Wachowicz. A advogada procurou por lojas de ferramentas online e instalou novos armários e prateleiras, além de dar uma repaginada na cozinha e nos quartos.

Móveis feitos com paletes e materiais fáceis de encontrar também viraram febre. Tudo, claro, com muito conforto. Wachowicz diz que essa foi a palavra de ordem com a chegada da quarentena. “Como estamos passando muito tempo em casa, nosso objetivo foi deixar tudo o mais bonito e confortável possível”, afirma.

Dentre as preferências nas pesquisas de dicas de decoração estão a mudança na cor das paredes, a compra de novos móveis e a inserção de plantas dentro de casa.