Entretenimento

De Simpsons a U2: A influência de Stephen Hawking na cultura pop

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

14 de março de 2018 - 00:00 - Atualizado em 14 de março de 2018 - 00:00

20180314_050328_-_stephen_hawking.jpg

Stephen Hawking foi o cientista mais pop de sua geração, ele não só foi retratado nesses programas, como também participou de alguns dele

Stephen Hawking foi o cientista mais pop de sua geração. Assim como Einstein, sua imagem ficou tão marcada quanto seu trabalho na área. A diferença é que Hawking viveu em uma época em que a cultura pop se formatou na TV, web e cinema. E assim, ele não só foi retratado nesses programas, como também participou de alguns deles. Veja algumas das vezes que essa importante figura da ciência morta na última quarta-feira (14) esteve nessas produções.

Os Simpsons e o planeta de rosquinha

https://youtu.be/OH8s4N15zdg Em 1999, Hawking apareceu em um episódio dos Simpsons. Nele, o cientista comenta que a “teoria de um universo em forma de donut de Homer Simpsons é intrigante”. Em uma entrevista ao The Guardian em 2005, ele comentou o capítulo: “As caracterizações dos Simpsons sempre foram uma grande diversão. Mas eu não os levo muito a sério. Eu acho que os Simpsons trataram minha deficiência com responsabilidade.”

O encontro com Sheldon, de Big Bang Theory

https://youtu.be/wlrOKpQ6UBI Em 2012 foi a vez da série Big Bang Theory receber Stephen (ele mais tarde apareceu apenas como uma voz). No capítulo, ele revisa um estudo Sheldon sobre o boson de Higgs: “Você cometeu um erro aritmético na página dois. Foi muito bem.”

Paródia em Jornada nas Estrelas

https://youtu.be/mg8_cKxJZJY Em 1993, um episódio de Star Trek: The Next Generation, ele aparece jogando poker com Einstein e Newton. “O princípio da incerteza não o ajudará agora, Stephen”, adverte Einstein durante uma rodada.

Pink Floyd usou a voz

https://youtu.be/tS-qsh6eTik A voz de Stephen Hawking aparece na música Keep Talking, do disco The Division Bell, de 1992. O trecho é o seguinte: “As maiores realizações da humanidade surgiram falando e as maiores falhas ao não falar. Não precisa ser assim.”

Futurama não foi tão respeitoso

https://youtu.be/AW-p8s_HCCo O físico foi retratado de uma maneira mais escrachada pelo Futurama. No desenho, ele parece em um bar e o balconista pergunta: “Você é o cientista que descobriu a gravidade?”. E ele concorda: “Sim, sim. Por que não?”

U2 usa voz de Hawking

https://youtu.be/yhNnhUAwpis Em shows, a banda irlandesa U2 já utilizou a voz que sai do aparelho que o cientista usava para se comunicar.

Do R7