Watchmen inovou os quadrinhos com sua desconstrução da figura dos super-heróis em uma trama complexa e adulta. Dave Gibbons, artista e co-criador da HQ junto de Alan Moore, celebrou esse o legado durante o painel especial na CCXP Worlds. Gibbons revelou não imaginava tamanho sucesso da história:

“Pensamos que seria popular por alguns meses e então todos se esqueceriam dela. Falei muito sobre isso nos últimos 34 anos e já me perguntaram todos os tipos de perguntas, mas de vez em quando aparecem algumas que realmente me fazem pensar antes de responder”

Gibbons e Alan Moore queriam criar uma HQ que gostariam de ler, e acabaram recebendo da DC Comics uma liberdade criativa muito rara concedida por editoras. 

“O editorial da DC nos deixou sozinhos fazendo o que queríamos porque não estávamos mexendo com nada como Superman ou Batman, com quem eles são mais cuidadosos com o que deixam as pessoas fazerem. Então nós apenas nos divertimos”.

O quadrinista relembrou com carinho a época da publicação de Watchmen, revelando que ele e Alan Moore faziam de tudo para manter os prazos e publicar a HQ mensalmente, para que seus leitores pudessem se reunir em lojas de quadrinhos e discutir sobre a história mês após mês. 

“Acho que mesmo hoje essa é a importância das lojas de quadrinhos, mesmo que muitas não estejam abrindo neste momento [de pandemia]”.

CCXP Worlds é a primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Com cobertura do TOMMO no site e redes sociais.

6 dez 2020, às 14h53.
Mostrar próximo post
Carregando