por Giselle Ulbrich
com informação da AEN

A partir de 24 de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON) passará a abrir também às segundas-feiras. A iniciativa tem o objetivo de oferecer mais uma opção para que o público visite o local em segurança, dentro do rígido protocolo sanitário que, entre outras questões, determina a limitação de pessoas para garantir o distanciamento seguro durante a pandemia.

De acordo com a determinação da Superintendência de Cultura do Paraná, o MON esteve fechado neste sábado e domingo (22 e 23). “A ideia é oferecer um dia a mais da semana como opção para que o público visite o MON em segurança e tranquilidade”, explica a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

Ela lembra que um dos itens do rigoroso protocolo sanitário aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde prevê público reduzido e limites individuais em cada sala expositiva, de acordo com o tamanho de cada uma.

O amplo espaço físico de 35 mil metros quadrados faz com que o MON, maior museu de arte da América Latina, seja uma das opções mais seguras de lazer durante a pandemia.

“É importante que o Museu continue sendo um espaço vivo e atuante e que a arte levada até o público possa ter um papel inspirador”, comenta Juliana. “Além de conteúdo, o Museu oferece aos visitantes leveza, entretenimento e descontração de maneira muito segura”.

Outra medida adotada foi a substituição de todo o material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes. O protocolo completo de segurança do MON está disponível em bit.ly/protocolomon.

Conteúdo

Várias exposições estão em cartaz atualmente no MON. São elas:

  • A Travessia do Desastre, de François Andes
  • Schwanke, uma Poética Labiríntica
  • Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição
  • Japonésia, de Naoki Ishikawa
  • O Mundo Mágico dos Ningyos
  • “Luz ≅ Matéria; África, Mãe de Todos Nós
  • Museu em Construção
  • Espaço Niemeyer
  • Cones, além de obras do Pátio das Esculturas.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço

Museu Oscar Niemeyer
Aberto ao público: de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/home

23 maio 2021, às 15h43.
Mostrar próximo post
Carregando