Cultura

Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro acontece neste mês com programação virtual e gratuita

Serão ao todo sete sessões competitivas de curtas-metragens seguidas de debates com os realizadores dos filmes após as sessões

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro acontece neste mês com programação virtual e gratuita
"Onde a Fé Tem Nos Levado" (São Cristóvão/SE), de Neto Astério | 2020 | 18' | UFS/Cinema

15 de setembro de 2020 - 11:06 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 11:06

Um dos principais festivais de cinema nacional totalmente voltado à produção cinematográfica universitária no Brasil, o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro chega a sua quarta edição consecutiva em setembro deste ano com uma extensa programação virtual e gratuita ao público.

Seguindo o caráter formativo e de fomento às produções audiovisuais estudantis acadêmicas, que dá identidade ao evento desde seu primeiro ano, a 4º edição do festival acontecerá de 22 a 27 de setembro de 2020 de forma totalmente online, mantendo o espírito do festival, mas com todas as adequações necessárias devido ao contexto pandêmico.

Serão ao todo sete sessões competitivas de curtas-metragens seguidas de debates com os realizadores dos filmes após as sessões, uma masterclass de abertura com André Novais Oliveira e Gabriel Martins, da produtora mineira Filmes de Plástico, mesa de discussão teórica, premiações e exibição de um filme especial de encerramento. Toda a programação poderá ser acompanhada através das redes sociais do Metrô.

MetrôLAB – formação para jovens estudantes

Reforçando o trabalho de formação para jovens estudantes de cinema, o Metrô realizará um laboratório de projetos de curtas-metragens chamado MetrôLAB, que acontece em paralelo à programação geral, entre os dias 22 a 27 de setembro. Esta é a terceira edição do projeto dentro do festival. 

O MetrôLAB será um espaço de desenvolvimento de seis projetos de curtas selecionados previamente através de um edital proposto pela organização, todos escritos e compostos por estudantes universitários. Os selecionados irão contar com consultorias nas áreas de roteiro e direção, além de terem a oportunidade de participarem de palestras sobre produção e curadoria com profissionais do cinema durante o período do festival.

Algumas palestras da programação estarão disponíveis também para o público geral, com vagas limitadas mediante inscrição. Vale lembrar que toda a programação do festival é totalmente gratuita. 

Curadoria e MetrôTV

Com olhar voltado para uma seleção de filmes com genuinidade autoral, a curadoria do festival mantém-se atenta à questões temáticas e estéticas comuns entre os filmes escolhidos, que devem refletir os anseios do aqui e agora, propondo assim uma seleção de filmes que estabeleçam diálogos entre si. O festival busca filmes inventivos e, na visão curatorial, os filmes pensam o festival assim como a curadoria pensa o conjunto dos filmes. Ainda mais do que um diálogo entre as produções apresentadas a cada edição, sobressai a ideia de que os filmes tenham em si um olhar para o futuro, ou mesmo para o passado, mas com reflexões sobre o contemporâneo. 

Em anexo ao festival, como proposta de continuidade das ações, foi lançado também o MetrôTV, um programa seriado composto por filmes que se destacaram no evento associados à diversas colagens de programas televisivos. A primeira temporada já pode ser conferida no canal “MetrôTV”, no YouTube.

Serviço – Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

4ª edição (online) – de 22 a 27 de setembro de 2020
Facebook: /metrouniversitario
Instagram: @metrouniversitario
YouTube: Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
www.metrouniversitario.com.br
Incentivo: EBANX.

Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.