Cultura

Exposição ‘OSGEMEOS: Segredos’ começa neste sábado (18) no MON

Os ingressos podem ser adquiridos de forma online; o número de pessoas dentro do espaço é limitado por conta da pandemia

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Exposição ‘OSGEMEOS: Segredos’ começa neste sábado (18) no MON
(Foto: Rodrigo Sigmura/RIC Mais)

16 de setembro de 2021 - 17:17 - Atualizado em 16 de setembro de 2021 - 17:24

Começa neste sábado (18), no Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “OSGEMEOS: Segredos”. O RIC Mais esteve na entrevista coletiva com os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, que ressaltaram seu amor por Curitiba (PR) e disseram que o “desenho é o portal para um baú de segredos”.

Conexão e lúdicidade

A dupla diz não saber explicar em detalhes como trabalham juntos em uma única obra. O que sabem é trata-se de algo espiritual e lúdico. “A gente não se enxerga um artista e outro artista, a gente não sabe nem o que é isso de dividir”. Eles ainda relembraram uma história de época do colegial:

“A gente estudava na mesma classe e a vivia desenhando. Uma vez, os professores fizeram um teste, separaram a gente de sala para ver se a gente focava mais na lição. Teve um concurso de desenho na escola e fizemos o mesmo desenho, em classe separada”,

comentam.

Em entrevista ao Grupo RIC, Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, contou que a exposição deles é muito significativa para o momento atual. “Estamos num momento muito triste, mas, agora, de renovação e esperando que seja um momento de renascimento”, explica.

Juliana também informa que, por conta da pandemia, o público é limitado e as visitas podem se agendadas de forma online. A produção ficará em cartaz até 3 de abril de 2022

O grande segredo

Jochen Volz, curador da mostra e diretor da Pinacoteca de São Paulo, conta que a exposição foi um trabalho de quase quatro anos. Ao longo desse período, se transformou e incluiu desafios e segredos da dupla neste momento pandêmico.

“O principal desafio foi parar no meio da montagem em função da pandemia, esse foi um momento para todos nós muito incerto. Isso era um problema mundial e se tornou uma discussão muito importante no processo. Algumas temáticas começaram a ganhar uma presença e importância em função do que o mundo estava passando”,

relatou.

Segundo Jochen, o grande segredo de Gustavo e Otávio Pandolfo é o trânsito pelos diversos mundos nas artes. Para eles, segundo o curador, não existe apenas uma arte. Todas estão interligadas e eles vivem livremente nestes universos.


Serviço

“OSGEMEOS: Segredos”
Quando: de 18 de setembro de 2021 a 3 de abril de 2022
Venda dos ingressos: exclusivamente on-line, com dia e hora marcados (clique aqui) (O ingresso dá direito também a visitar as demais exposições do MON)
Locais expositivos: Olho, Torre do Olho e espaços externos
Preço dos ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia) + taxas de conveniência
Acesso gratuito às quartas-feiras, mediante agendamento de horário neste site (último acesso: 17h)
www.museuoscarniemeyer.org.br