por Guilherme Becker
com informações da Agência de Notícias do Paraná

A primeira exposição do artista Man Ray no Brasil, com 255 obras, poderá ser vista em Curitiba a partir do dia 12 de março, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Fotógrafo, pintor, escultor e cineasta, Man Ray foi um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista.

São objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados, desenvolvidos durante os anos em que viveu em Paris, entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa.

“Paris era uma festa na década de 1920. E foi naquele efervescente cenário cultural, que abrigava artistas de todos os continentes, que chegou Man Ray”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Sua vasta obra, produzida nas décadas em que lá viveu, está agora reunida no Museu Oscar Niemeyer, numa oportunidade única para os visitantes“, afirma ela.

Exposição Man Ray em Paris

Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisoneé (inventário da obra), a mostra é dividida em duas categorias. A primeira trata da fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, focando-se em seus famosos retratos – seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920 –, nos ensaios para a grife de Paul Poiret e em fotos para reportagens.

Já na segunda, outro lado se revela: o da manipulação da fotografia em laboratório com o intuito de criar superposições, solarizações e “rayografias”, um termo criado por Man Ray (do inglês “rayographs”) em alusão a si mesmo. Assim, portanto, ele inventa a fotografia surrealista.

exposicao man ray

Foto: Divulgação/ MON

O projeto da exposição prevê, ainda, reproduzir imagens da vida parisiense de Man Ray acompanhado pelos artistas que lhe foram contemporâneos e por sua musa, Kiki de Montparnasse. Além de uma programação de filmes assinados por ele, intervenções como um laboratório fotográfico, com elucidações sobre as técnicas utilizadas em sua obra, marcam a interatividade com o visitante.

Para a curadora, esta retrospectiva, pela primeira vez no Brasil, procura abranger a imensa e multiforme obra de Man Ray e apresenta a lenta maturação de sua produção artística e um panorama completo de sua criatividade. Emmanuelle de l’Ecotais ressalta que, apesar de ser conhecido principalmente por sua fotografia, é também criador de objetos, realizador de filmes e faz-tudo genial.

Serviço:

Exposição Man Ray em Paris
A partir de 12 de março
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba
museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas

2 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h54.
Mostrar próximo post
Carregando