Depois de mais de um ano de portas fechadas, Museu Paranaense (Mupa) reabre neste sábado (8). “Agrocorpus”, “Curitiba: Símbolos em Questão“, “Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta” e “Educação pela Pedra” são as quatro mostras de arte inéditas que serão exibidas. 

Dando início à parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, do Recife (PE), o Mupa apresenta “Educação pela Pedra”, mostra com curadoria de Moacir dos Anjos e que tem como foco o centenário de nascimento do escritor e poeta recifense João Cabral de Melo Neto.

“O poema nos apresenta a pedagogia da pedra e a sua capacidade de nos ensinar por ela própria, uma cartilha muda, mas que nos educa. Pode ser entendida como a metáfora de nossa relação com a arte: a capacidade que a arte tem de nos emancipar e educar por ela própria, nos fazer ver o mundo de outra maneira”,

afirma o curador, que inaugurou a ponte aérea do projeto no final de novembro de 2020 para a montagem da mostra.
Museu Paranaense reabre neste sábado com quatro mostras inéditas (Foto: Marcelo Almeida)

Além de Caetano Veloso, que só entrou na montagem curitibana, participam da exposição os artistas Oriana Duarte, Marcelo Moscheta, Jonathas de Andrade, Jimmie Durham, Cinthia Marcelle, Traplev, Agrippina Manhattan, Louise Botkay e Randolpho Lamonier. A canção do músico baiano “If you hold stone”, que permeia a mostra, foi composta no exílio em homenagem à artista brasileira Lygia Clark, e descreve a experiência de interagir com o trabalho da artista, sugerindo que o contato com a pedra gera conhecimento.

A instituição informa que seguirá todos os protocolos de saúde. O museu funcionará de terça a domingo, das 10h às 17h30. As visitas durante os finais de semana e feriados, mais sujeitos à aglomeração, deverão ser agendadas no site do museu. A entrada é gratuita.


Serviço

Museu Paranaense
Onde: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Curitiba
Quando: De terça a domingo, das 10h às 17h30
Para visitar o local aos finais de semana é preciso agendar a visita previamente pelo Sympla. Nos demais dias, não é necessário agendamento.
Entrada gratuita

7 maio 2021, às 16h29.
Mostrar próximo post
Carregando