É comum as produções audiovisuais levarem para as telas histórias reais. Há muitos filmes, séries e documentários sobre crimes, este tipo de produção é conhecido como gênero True Crime. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum e algumas pessoas não enxergam com bons olhos. Contudo, as produções internacionais já roteirizaram diversos crimes famosos, entre os títulos mais conhecidos estão os filmes do serial killer Ted Bundy.

Elize Matsunaga

O que parecia ser um relacionamento perfeito se revelou um terrível pesadelo. Elize Matsunaga assassinou o marido Marcos Matsunaga. O documentário Era Uma Vez um Crime, conta com entrevista exclusiva da assassina de Marcos. Foi a primeira vez em que Elize concedeu entrevista. Após atirar no marido, Elize esquartejou o corpo e jogou em um matagal. O documentário sobre o crime está disponível no catálogo da Netflix. Confira o trailer da produção:

Leia mais sobre o documentário.

João de Deus

Muitas pessoas tinham fé em João de Deus e em seu trabalho, inclusive famosos frequentavam o local onde o médium atendia. Ele alcançou reconhecimento internacional devido às suas práticas, ele realizava “cirurgias espirituais” que tinham como objetivo curar pessoas. Em 2018 denúncias surgiram e João de Deus foi acusado de crimes sexuais. De acordo com as denúncias, o acusado se aproveitava da fé das vítimas e cometia os abusos, que aconteciam durante as sessões espirituais. Recentemente a Netflix lançou a série documental João de Deus, cura e crime, que mostra a carreira do curandeiro, as técnicas que ele usava para realizar as cirurgias e os depoimentos das vítimas. Confira o trailer da produção:

Ted Bundy

O serial killer Ted Bundy ficou conhecido pelo mundo inteiro. O assassino começou a fazer vítimas em 1974, ele abusava sexualmente de mulheres e depois as matava. Ted Bundy confessou ter assassinado 36 mulheres. O caso ganhou repercussão devido a aparência de Bundy e seu status social. Ted Bundy é um grande exemplo de que não se deve julgar as pessoas pela aparência. Sua história foi relatada em algumas produções. Há duas obras mais recentes, o filme: Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, que foi lançado em 2019 e também há um documentário lançado no mesmo ano intitulado como Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy. As obras cinematográficas estão disponíveis na Netflix.

Os cinco do Central Park 

Quatro adolescentes negros e um latino foram presos mesmo sem nenhuma prova contra eles. Em abril de 1989 uma mulher foi estuprada e agredida no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos. A vítima ficou em coma e quando acordou não se lembrava de nada. Os cinco adolescentes foram obrigados a confessar um crime que não cometeram e foram condenados. A história é retratada na minissérie Olhos que Condenam, que está disponível na Netflix. A produção mostra o que os cinco jovens passaram e como o racismo foi o fator determinante para a acusação sem provas.

Elisa Lam

Em 2013, a jovem Elisa Lam foi encontrada morta dentro da caixa d’água do Hotel Cecil, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. As últimas imagens de Elisa Lam com vida foram registradas por uma câmera de segurança do elevador do hotel. A polícia decidiu divulgar as imagens da câmera para ver se alguém poderia ajudar a solucionar o caso. Até os dias de hoje existem diversos mistérios sobre a morte de Elisa Lam. O laudo médico apontou que a morte da jovem foi acidental, mas várias teorias rondam sobre a causa da morte. O caso de Elisa Lam foi relatado no documentário Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil, que está disponível no catálogo da Netflix.

Amanda Knox

Em 2007 Amanda Knox e Raffaele Sollecito foram acusados de matar Meredith Kercher. O corpo de Meredith foi encontrado no quarto da casa onde ela morava com mais três jovens. De acordo com os investigadores, a cena do crime era assustadora: as paredes estavam cheias de sangue e o corpo da jovem estava coberto com um edredom. Amanda Knox foi condenada duas vezes, mas foi absolvida nas duas condenações. Uma perícia revelou que Meredith foi abusada sexualmente, o DNA de Rudy Guede foi encontrado no corpo da jovem. O caso é complexo até hoje e ainda guarda um mistério: Amanda Knox foi uma vítima da mídia ou autora de um crime perfeito? O documentário que leva o nome da acusada foi lançado em 2016 e traz o depoimento de Knox sobre o dia em que Meredith foi encontrada morta.

Madeleine McCann

A pequena Madeleine McCann de apenas 3 anos desapareceu enquanto estava de férias com os pais em Portugal em 2007. O caso do desaparecimento teve repercussão mundial. Já se passaram 15 anos do desaparecimento de Madeleine e ainda não se sabe quem a levou e se ela está viva ou não. A história da família foi documentada e está no catalogo da Netflix intitulado como O Desaparecimento de Madeleine McCann.

Cenas de Homicídio – Uma Família Vizinha

O documentário Cenas de Homicídio – Uma Família Vizinha mostra a história de uma família aparentemente comum. Shannan e Chris eram casados e tinham duas filhas Bella, de 4 anos, e Celeste de 3. Shannan costumava filmar a rotina da família. As imagens que ela gravou são mostradas durante a produção. Shannan e as filhas desapareceram misteriosamente. O policial que atendeu à ocorrência, tinha uma câmera acoplada em seu informe e as imagens também são mostradas no documentário. Durante as investigações, o que parecia uma fuga da mulher com as filhas se revelou um crime.

Investigação Criminal

O documentário Investigação Criminal traz um crime a cada episódio, com entrevistas com os investigadores dos crimes e especialistas. Alguns depoimentos da família também estão presentes. A produção mostra a cronologia do crime, a motivação e os detalhes técnicos e científicos que fazem parte das investigações. O programa também mostra elementos dos inquéritos. A produção está disponível na Amazon Prime Vídeo.

Suzane von Richthofen

Recentemente, a Prime Vídeo adicionou ao seu catalogo os filmes A Menina Que Matou Os Pais e O meninos Que Matou Os Meus Pais. As produções foram inspiradas no caso que chocou o Brasil: a filha que matou os pais. Ocrime aconteceu em 2002. Suzane von Richthofen, foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão pela morte de Marísia e Manfred Albert von Richthofen.

Quem Matou Maria Marta?

O documentário Quem Matou Maria Marta? mostra detalhes sobre o crime, depoimentos da família da vítima, depoimentos dos suspeitos e entrevista com os responsáveis pela investigação. A vítima, Marta García Belsunce, era uma socióloga, que vivia ao lado do marido, Carlos Carrascosa, em um clube de campo. O local é uma comunidade privada de classe alta, localizado na Argentina. Maria foi encontrada morta dentro do seu banheiro. A principio o caso foi tratado como um acidente doméstico. Porém, ao longo da investigação, descobre-se que se tratou de um assassinato. Maria foi assassinada com tiros na cabeça à queima-roupa e com o encobrimento de alguém, provavelmente da família. O documentário está disponível no Catalogo da Netflix.

O True Crime é um gênero cada vez mais presente no mundo cinematográfico e nas produções audiovisuais. As obras mostram casos de feminicídios, crimes em série, desaparecimentos entre outros crimes brutais. A lista acima indicou apenas algumas produções do gênero, mas a variedade é imensa. Além das telas existem alguns podcasts sobre true crime, entre os mais famosos estão: Modus Operandi, Assassinos em Série, Cena do Crime, Quinta Misteriosa, Projeto Humanos e Praia dos ossos.

18 out 2021, às 11h55. Atualizado às 12h09.
Mostrar próximo post
Carregando