Entretenimento

Companhias curitibanas na Bienal de Dança nesta terça

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

23 de abril de 2012 - 00:00 - Atualizado em 23 de abril de 2012 - 00:00

A Bienal Internacional de Dança de Curitiba movimenta a semana com espetáculos todas as noites, desta terça-feira (23) até domingo (29), trazendo algumas das companhias mais conhecidas do país e importantes grupos internacionais. As apresentações acontecem às 18h, no Teatro da Reitoria, às 19h30, no Guairinha, e às 20h30, no Guairão.

A terça-feira será dedicada a quatro companhias curitibanas que despontam no cenário nacional da dança – o Balé Teatro Guaíra, a G2 Cia. de Dança, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes e a Téssera Cia. da Dança.

Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Bradesco e da Nissan
No decorrer da semana, o público ainda terá oportunidade de apreciar as atrações internacionais Aspen Santa Fe Ballet (Estados Unidos), Polish Dance Theatre (Polônia), Solos de Sttutgart (Alemanha) e David Middendorp (Holanda).

Entre as companhias nacionais, estarão se apresentando nos teatros a Mote Cia. de Movimento (São Paulo), Mimulus Cia. de Dança (Minas Gerais), Cia. Mauricio de Oliveira & Siameses (São Paulo), Brazilian Groove Association (São Paulo) e Quasar Cia. de Dança (Goiás). De Curitiba também integram a programação a Minicomunidade Artística Couve-Flor e o Centro de Dança Eliane Fetzer.

Programação – O primeiro espetáculo de terça-feira é “Só em Acapulco”, que será levado ao palco da Reitoria, às 18h, pela Téssera Cia. de Dança, ligada à Universidade Federal do Paraná. Coordenada pelos coreógrafos Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak, a Téssera já tem mais de 20 anos de atuação.

É composta por 25 bailarinos que juntos conquistaram prêmios em grandes festivais, entre eles o Festival de Dança de Joinville e o Encontro Nacional de Danças (São Paulo). No espetáculo “Só em Acapulco”, inspirado na estética do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o elenco dá vida a personagens metropolitanos aturdidos em suas reflexões e pensamentos críticos.

Na sequência, também no Teatro da Reitoria, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, que é a primeira companhia com corpo de baile exclusivamente masculino do Brasil, apresenta a coreografia “Corpos Ação Movimento e Só”, fundamentada em técnicas de dança clássica e contemporânea, com elementos coreográficos específicos para homens.

Dirigida por Jair Moraes, a companhia nasceu dentro da Escola de Dança do Teatro Guaíra, tornando-se independente em 2007. O grupo realiza um trabalho de cunho social junto a jovens da periferia, que têm oportunidade de desenvolver o talento e a aptidão pela dança.

Às 19h30, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), será a vez da G2 Cia. de Dança mostrar o espetáculo “Blow Eliot Benjamin”, com direção de Cleide Piasecki. A montagem retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns, abordando histórias incomuns e o aspecto transitório e fugaz da existência humana.

A G2 nasceu em 1999, dentro do Balé Teatro Guaíra, com a reunião de integrantes que buscavam uma nova estética para a dança contemporânea, contemplando principalmente projetos que enfatizam o papel do “intérprete criador”.

O último espetáculo da noite ficará a cargo do Balé Teatro Guaíra, que a partir das 20h30 ocupa a área externa do Guairão para apresentar a montagem “Coreografias para ambientes preparados”, sob a direção de Carmem Jorge.

Esse é um trabalho em dança contemporânea de uma das companhias mais importantes do país. O Balé Teatro Guaíra conta com 40 anos de história, um repertório de mais de 130 coreografias, assinadas por nomes como Maurice Béjart, Rodrigo Pederneiras e Carlos Trincheiras. Atualmente é composto por 27 bailarinos.

Serviço:

Bienal Internacional de Dança de Curitiba
Espetáculos de terça-feira, 24 de abril de 2012

Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299), às 18h

  • “Só em Acapulco” – Téssera Cia. de Dança
  • “Corpos Ação Movimento e Só” – Cia. de Dança Masculina Jair Moraes

Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30

  • “Blow Eliot Benjamin” – G2 Cia. de Dança

Teatro Guaíra – parte externa (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 20h30

  • “Coreografias para ambientes preparados” – Balé Teatro Guaíra

Ingressos: R$ 20 e R$ 10
Informações: www.bienaldanca.org.br