Cervejeiros e padeiros têm algo em comum: o amor por usar cereais que se transformam em alimentos ricos em aromas, gostos e experiências inesquecíveis. Quando experimentamos esses alimentos provocamos sensações que são capazes criar memórias afetivas.

Hoje, vou falar um pouco sobre as Witbiers, um estilo de cerveja belga cítrica, leve e refrescante. As Witbiers, em Flamengo, ou Bierre Blanche, em Francês, lembram muito espumantes ou vinhos frisantes por sua leveza, elegância e facilidade de harmonização.

A cerveja Witbier da Whatewer, por exemplo, foi elaborada para promover novas experiências sensoriais, pois na sua composição adicionamos ingredientes inusitados, como capim limão.

A erva, originária das regiões tropicais da Ásia e muito comum no Brasil, traz ainda mais refrescância e afetividade à bebida. Além disso, essa inspiração no chá, uma bebida milenar, contrabalanceia com as especiarias presentes na receita original do estilo belga que oferecem picância e profundidade ao paladar.

O nosso objetivo, ao produzir a Vitti, uma cerveja no estilo Witbier é oferecer uma bebida que combine com várias opções de preparos, se não com todas. Devido ao seu paladar levíssimo, riqueza de aromas e gostos, efervescência e baixíssimo amargor ela combina com quase todos os tipos de preparos.

Para criar esses momentos inesquecíveis neste Dia dos Namorados com a sua Witbier, siga sua intuição ou, se quiser, vou deixar algumas sugestões inspiradas no renomado mestre das harmonizações, o norte-americano Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklin.

A primeira sugestão receber seu amor com um aperitivo de queijo provolone à milanesa. Queijos e vinhos são velhos conhecidos. Mas, que tal harmonizar queijos e cerveja? A Witbier propicia efervescência para essa harmonização, ressaltando o defumado e caramelado do queijo provolone, remetendo ao clássico churrasco de verão.

Como entrada, sirva uma salada tropical de rúcula, manga e cenoura. Saladas que unem frutas e vegetais são harmonizam de forma imbatível com Witbier. O adocicado da manga e da cenoura são abraçados pelo amargor da rúcula. A cerveja potencializa todos sabores e os envolve, a cada garfada, com um suave dulçor refrescante.

A leveza da Witbier combina muito com frutos do mar. Então, por que não preparar um belo Camarão à Grega como prato principal? Os frutos do mar são delicados, por isso é interessante harmonizá-los com igual delicadeza. Desta forma, a Witbier equilibra a presença do camarão, trazendo a suavidade da brisa de mar para seu prato.

Agora, para fechar o jantar romântico em grande estilo, vamos à sobremesa. Em parceria com a Di Mari Doceria Artesanal, a Whatever Cervejaria elaborou uma trufa de limão que harmoniza perfeitamente com a Vitti e serve tanto como um presente inusitado como sobremesa deliciosa. Esse kit de doces com cerveja está disponível para compra nos perfis do Instagram @whatevercervejaria e @dimari_doceriaartesanal.

Enfim, essas são apenas algumas opções para transformar seu jantar do Dia dos Namorados em um momento memorável. Afinal, a cerveja estilo Witbier é sempre um delicioso convite para liberar a criatividade e ousar nas harmonizações.

por Carolina Scheibe, mestre-cervejeira e cofundadora da Whatever Cervejaria.
https://www.instagram.com/whatevercervejaria/

10 jun 2020, às 17h57. Atualizado às 17h58.
Mostrar próximo post
Carregando