Entretenimento

Arco do Triunfo será embrulhado em instalação de arte póstuma

Reuters
Reuters
Arco do Triunfo será embrulhado em instalação de arte póstuma
Arco do Triunfo

20 de agosto de 2021 - 11:39 - Atualizado em 20 de agosto de 2021 - 11:40

PARIS (Reuters) – Visitantes de Paris poderão se surpreender ao passearem pela Champs-Élysées em setembro, quando o Arco do Triunfo será envolto em um embrulho cintilante, uma instalação póstuma do artista Christo.

Operários já começaram a erguer parte dos andaimes ao redor do monumento de 50 metros de altura do século 19 para prepará-lo para o embrulho de plástico reciclável azul prateado, que estará instalado entre 18 de setembro e 3 de outubro.

Idealizado em 1961 pelo falecido artista búlgaro Christo, sua esposa e o colega artista Jeanne-Claude, que morreu em 2009, “O Arco do Triunfo, Embrulhado” finalmente ganhou vida pelas mãos do sobrinho de Christo, Vladimir Yavatchev.

“É só questão de manter uma promessa a ele. Simples assim”, disse Yavatchev à Reuters, acrescentando que alguns anos antes de sua morte, em 2020, Christo, que passou parte da vida em Paris e em Nova York, disse que aquilo que mais queria fazer era finalizar este projeto.

Christo chegou a alugar um quarto pequeno perto da famosa avenida Champs-Élysées depois de se mudar para Paris, em 1958, quando experimentou com engradados de embrulhos descartados e barris de tecido e corda, de acordo com um site oficial dedicado a ele.

O projeto ainda permitirá que os turistas visitem o Arco do Triunfo e seu terraço panorâmico. O monumento também abriga uma homenagem ao Soldado Desconhecido na forma de uma chama da lembrança que é reacesa a cada dia.

(Por Lea Guedj)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7J0T7-BASEIMAGE