Entretenimento

Alunos da APAE participam de edição especial da Itaipu Iluminada

Foram 235 pessoas, entre alunos, pais e professores, que participaram da iluminação na última sexta-feira (10)

Alunos da APAE participam de edição especial da Itaipu Iluminada
Alunos da APAE participam de edição especial da Itaipu Iluminada (Foto: divulgação)

13 de dezembro de 2021 - 16:16 - Atualizado em 13 de dezembro de 2021 - 16:16

Um grupo de 235 alunos, familiares e professores da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) participou, na última sexta-feira (10), de uma edição especial do atrativo Itaipu Iluminada. A programação foi alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

A data tem como objetivo evidenciar a importância da acessibilidade em parques e atrações do setor de turismo de todo o Brasil. As ações são coordenadas pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e ocorrem simultaneamente em diversos parques temáticos e atrações turísticas do Brasil.

Para o evento, a Itaipu cedeu quatro ônibus e o Complexo Turístico Itaipu (CTI) complementou com mais um. Eles saíram da APAE com destino direto ao Mirante Central.

A equipe do Turismo Itaipu está sempre procurando tornar suas atrações ainda mais inclusiva. Algumas ações já feitas incluem:

• Intérprete de Libras e legenda em português no filme institucional, garantindo que alfabetizados e não alfabetizados em Libras possam conhecer um pouco da nossa história;
• Todos os espaços do CTI contam com rampas e piso podotátil, pois entendemos que a autonomia e a liberdade de locomoção é um direito de todos;
• Todos os ônibus contam com acesso para cadeirantes, além de uma equipe preparada para garantir que todos tenham a mesma experiência nos passeios;
• Intérprete de Libras no ambiente virtual;
• Política diferenciada de descontos para PCDs, para todos os nossos passeios.

Já estão em desenvolvimento ações futuras que incluem maquetes e planos táteis e audiodescrição inclusiva para deficientes visuais, além de outras soluções tecnológicas assistivas que garantirão cada vez mais a democratização de acesso às experiências da Itaipu.

Como funciona

A cada ano, os parque ou atrações escolhem um dia para comemorar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Em seguida, os associados contatam instituições e ONGs com atuação junto a pessoas com deficiências, convidando-as a participarem das comemorações. A entrada é gratuita e cada parque ou atração é responsável pelas atividades oferecidas aos visitantes e seus acompanhantes. Mais de 60 instituições foram atendidas nesta edição do evento.