26 de outubro de 2019 - 00:00

Atualizado em 26 de outubro de 2019 - 00:00

Cultura

10 melhores aplicativos de fotos para testar no celular

Suas fotos precisam de um up? Veja como fazer isso com dicas de aplicativos.

Desde que cada celular ganhou uma câmera rápida e prática, a fotografia entrou para o gosto popular e se faz cada vez mais necessária. Não existe quem não goste de registrar momentos especiais e compartilhar nas redes sociais com a família e os amigos. É por isso que os aplicativos de fotos se tornaram tão importantes.

Com o editor certo, em poucos minutos podemos transformar uma imagem, ressaltar o que queremos, esconder o que é desnecessário, cortar, corrigir a luz, o contraste e a cor. Enfim, é possível até mesmo criar novas imagens a partir da foto que você fez com o seu celular.

É por isso que separamos os 10 melhores apps para você testar.

Confira!

Por que usar aplicativos de fotos?

Os aplicativos servem para deixar as fotos mais atraentes. Isto é, se por acaso o seu smartphone não é o último lançamento com câmeras potentes, isso quer dizer que provavelmente as imagens vão precisar de algum tipo de correção. Ou então, você fez fotos em um ambiente escuro ou iluminado demais, em situações como essa, usar um aplicativo de fotos pode salvar a sua foto.

Vamos aos aplicativos:

1. Focos

O Focos é o aplicativo que cria aquele efeito de desfoque ao redor do objeto que queremos fotografar. Alguns celular já possuem esse recurso, mas se o seu não tem, você pode importar esse truque com o app. Ele conta com diversos controles manuais de captura de imagens que se assemelham à uma câmera profissional, por exemplo:

  • Ajuste de abertura do diafragma
  • Velocidade do obturador
  • ISSO
  • Balanço de branco

O Focos é gratuito para baixar e usar. Mas alguns dos seus recursos mais avançados requer que você compre um licença.

2. Adobe Lightroom CC

O Lightroom, como é popularmente chamado, é a versão para dispositivos móveis do software de edição de imagens da Adobe. Com ele, você pode fazer edições avançadas como alterar cores, exposição, contrate, sombras e até mesmo editar elementos da imagem individualmente. E, assim como no software para o computador, você também pode usar os presets no celular. Presets são edições automáticas para aplicar em todas as suas fotos com um clique.

Esse app é gratuito e está disponível para smartphones e tablets.

3. Photoshop Express

Também baseado em um dos editores de imagens mais famosos do mundo: o Adobe Photoshop. Diferente do Lightroom, este app permite fazer apenas edições rápidas e criar filtros pré-determinados.

Ele pode ser baixado gratuitamente, mas recursos específicos também necessitam de uma licença paga.

4. VSCO

O VSCO é um dos apps mais populares entre os heavy user de redes sociais. Afinal, ele disponibiliza uma biblioteca de filtros vintage para as fotos, além de tratar brilho, contraste, saturação, tom, balanço de branco, nitidez e curvas. A versão gratuita do aplicativo é ótima, mas para uma experiência completa, é preciso adquirir uma assinatura anual.

5. Snapseed

Este aplicativo foi adquirido recentemente pelo Google e é uma das melhores opções para fazer edições de diversos tipos. São mais de 29 ferramentas e ajustes diferentes. Com o Snapseed, você pode aplicar filtros artísticos, corrigir manchas, alterar cores e até inserir texto na imagem, além das edições comuns. A melhor parte é que ele é totalmente gratuito.

6. Pixlr

Perfeito para quem quer fazer apenas edições simples. Ele apresenta apenas ajustes básicos, por isso é totalmente gratuito. Uma coisa que vale a pensa comentar é que ele também tem uma versão para a web, onde há ferramentas similares ao mobile, mas com funções um pouco mais avançadas.

7. Darkroom

O Darkroom é o aplicativo perfeito para quem está acostumado com o Photoshop e busca uma boa usabilidade no mobile. Ele traz as ferramentas comuns de edição, mas também tem recursos avançados como o suporte para arquivos em .RAW e a possibilidade de criar presets.

8. Fotor

O Fotor é o app indicado para quem gosta de criar colagens ou montagens com as imagens. Mas ele também traz recursos básicos de edição.

9. Afterlight

O único defeito do Afterlight é ter opções demais! Nele você encontra todo tipo de filtro, textura, camadas, etc. Ele oferece ferramentas que permitem fazer até recortes personalizados.

10. PhotoDirector

Efeito bokeh

Uma vantagem e diferencial do PhotoDirector são as ferramentas de desfoque que criam o famoso efeito bokeh – onde luzes ficam desfocadas ao ponto de se tornarem círculos.