Sistema inovador é utilizado para lançamentos de cabos de transmissão

Em Ponta Grossa, cabos de torres de transmissão são instalados com drones de última geração. Isso é parte da estrutura usada dentro do Sistema Gralha Azul que vai melhorar o fornecimento de energia elétrica no Paraná.

Com objetivo de levantar torres de transmissão de energia elétrica e também na montagem de subestações, sob o comando de especialistas em drones, o projeto do ST Gralha Azul avança com velocidade.

Os aparelhos são projetados para carregar peso. São drones de última geração que fazem o lançamento dos cabosveja vídeo acima – para implantação do novo sistema de transmissão do Paraná.

“O serviço que é feito hoje em um dia, dois dias, agora é questão de 15, 10 minutos a gente consegue finalizar”

Diego Santos, Técnico em eletrónica da Engie Brasil

Os aparelhos que auxiliam nos trabalhos para implantação do Sistema Gralha Azul operam com todos os licenciamentos. E só decolam para uma nova tarefa após apresentação de um plano de voo. Os drones vão trabalhar em um raio de 200 km, para a construção de mais de 2 mil torres de transmissão. Os drones garantem agilidade e reduz impactos ao meio ambiente.

A segurança dos profissionais da obra também é observada. O projeto Gralha Azul mantém um sala de monitoramento e informaçöes da obra e trabalhadores.

“Antigamente voce faria essa fiscalização tendo um eletrecista subindo na torre, e fazendo a inspeção juntamente com a montagem. A gente ganha velocidade, a gente ganha na segurança e a gente ganha também na questão da execução da obra no final.”

Márcio Ferreira, Coordenador de Obras do Projeto Gralha Azul

A tecnologia reúne as mais importantes informações da obra. O desafio a cada dia é tornar o processo de trabalho ainda mais eficiente, e os drones antecipam situações.

12 jan 2021, às 10h03. Atualizado em: 21 jan 2021 às 19h07.
Mostrar próximo post
Carregando