Energia

Opep se reunirá na segunda-feira para discutir nomeação de novo secretário-geral, dizem fontes

Reunião prevista da Opep, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Reuters
Reuters Alex Lawler e Ahmad Ghaddar
Opep se reunirá na segunda-feira para discutir nomeação de novo secretário-geral, dizem fontes
Logo da Opep

2 de janeiro de 2022 - 16:31 - Atualizado em 2 de janeiro de 2022 - 19:29

Os ministros da Opep realizarão uma reunião na segunda-feira para discutir a nomeação de um novo secretário-geral, disseram duas fontes da organização, e o candidato do Kuweit tem o amplo apoio da maioria do grupo.

Haitham al-Ghais, ex-representante do Kuweit na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), é o único candidato para o cargo, segundo as fontes da Opep.

O atual secretário-geral da organização, Mohammad Barkindo, da Nigéria, que ajudou a forjar um acordo com países não membros da Opep, como a Rússia, para reduzir a produção de petróleo e equilibrar o mercado, deve deixar o cargo no fim de julho, quando acaba seu segundo mandato de três anos.

A Opep e seus aliados, grupo conhecido como Opep+, devem realizar outra reunião na terça-feira para conversar sobre a política de produção. 

A Opep+, que está desfazendo cortes de produção recordes feitos no ano passado, deve continuar seguindo a política atual e confirmar um aumento de produção de 400.000 barris por dia em fevereiro.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0106V-BASEIMAGE