Energia

Gralha Azul usa sistema inovador para o lançamento de linhas de transmissão

Cabos de torres de transmissão são instalados com drones de última geração

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Gralha Azul usa sistema inovador para o lançamento de linhas de transmissão
(Foto: Divulgação / Engie Brasil)

31 de janeiro de 2021 - 08:35 - Atualizado em 31 de janeiro de 2021 - 08:36

Resumo da matéria

Uma ação inédita no Brasil está sendo aplicada na implantação do Sistema de Transmissão Gralha Azul, da ENGIE Brasil Energia. Com o uso de tecnologia de última geração, é realizado em larga escala, o lançamento dos cabos das linhas de transmissão com o uso de drones. Com objetivo de levantar torres de transmissão de energia elétrica e também na montagem de subestações.

Os aparelhos são projetados para carregar peso. São drones de última geração que fazem o lançamento dos cabos para implantação do novo sistema de transmissão no estado do Paraná.

“O serviço que é feito hoje em um dia, dois dias, agora é questão de 15, 10 minutos a gente consegue finalizar”

Diego Santos, Técnico em eletrónica da Engie Brasil

Os aparelhos auxiliam nos trabalhos para implantação do Sistema Gralha Azul e operam com todos os licenciamentos. Os drones vão trabalhar em um raio de 200 km, para a construção de mais de 2 mil torres de transmissão.

segurança dos profissionais da obra também é observada. O projeto Gralha Azul mantém um sala de monitoramento e informaçöes da obra e trabalhadores.

“Antigamente voce faria essa fiscalização tendo um eletrecista subindo na torre, e fazendo a inspeção juntamente com a montagem. A gente ganha velocidade, a gente ganha na segurança e a gente ganha também na questão da execução da obra no final.”

Márcio Ferreira, Coordenador de Obras do Projeto Gralha Azul

A tecnologia reúne as mais importantes informações da obra. O desafio a cada dia é tornar o processo de trabalho ainda mais eficiente, e os drones antecipam situações. Os drones garantem agilidade e reduz impactos ao meio ambiente.

Após paralização, obras do projeto Gralha Azul são retomadas

Depois da revogação da liminar, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que paralisou parcialmente as obras do Sistema de Transmissão Gralha Azul  retomaram totalmente as atividades.

Nos últimos meses, o a ENGIE Brasil Energia provou que cumpre todos os procedimentos legais aplicáveis para execução de suas obras, bem como seu compromisso e respeito com o meio ambiente.