Energia

Energia solar em Curitiba ganha adeptos

Veja como a energia solar Curitiba caiu no gosto de empresários e os benefícios das placas solares.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Energia solar em Curitiba ganha adeptos

1 de junho de 2021 - 13:08 - Atualizado em 1 de junho de 2021 - 13:08

De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Curitiba teve um aumento de 50% na potência das placas solares instaladas na capital nos últimos 12 meses. Isso se deve aos investimentos de mais de R$ 60 milhões no setor. Prova disso é que uma simples caminhada pela cidade nos mostra que existem diversos novos projetos de energia solar Curitiba, o que aumenta a oferta de empregos, ajuda a atrair investimento e faz com que as pessoas abram os olhos para o que é a energia limpa e renovável.

Um dos projetos mais recentes da cidade é o da FAE Curitiba, realizado pela Gena Energia Solar. De acordo com Alexandre Rossi sócio-proprietário da Gena, estima-se que a economia da instituição será de mais de R$ 4 mil na conta de energia elétrica. “É o equivalente a 2.617kg de CO² e a 67 árvores por mês”, afirma Rossi.

Além da FAE, outras empresas aderiram à energia solar Curitiba, como o complexo Vila Urbana, indústria Teckplast, Baggio Imóveis e outras.

Vantagens da energia solar

Além da economia na conta de energia elétrica, a energia solar ainda é uma alternativa sustentável para empresas e residências que se preocupam com o meio-ambiente. Outra vantagem é que as placas de energia fotovoltaicas ainda têm longa vida útil, o que faz com que não haja necessidade de gastos no pós-compra.

De acordo com Rossi, as placas são projetadas para durar uma média de 25 anos. Caso o usuário mantenha a manutenção e a limpeza dia, o prazo pode se estender ainda mais.

A manutenção, inclusive, pode ser bastante simples e com baixo custo. Em geral, são indicadas limpezas com água nas placas solares a cada ano e se lembrar de retirar resíduos como folhas e galhos, uma vez que eles atrapalham a incidência de luz.

A valorização imobiliária é outra vantagem da energia solar Curitiba, já que muitos investidores optam por propriedades que contem com placas solares.