Energia que transforma: Programa monitora animais na mata

O Sistema de Transmissão Gralha Azul, que passa por 27 municípios do estado, só começou a obra de instalação das torres de energia elétrica depois que programas específicos de monitoramento e resgate de animais silvestres fossem criados e implementados.

Os engenheiros envolvidos na obra anteciparam-se com planejamento em busca do bem-estar e garantir as melhores condições dos animais.

“A ideia é que os animais possam ser devidamente resgatados ou afugentados conforme cada caso”

afirmou Marcos Phobe, Engenheiro Sanitarista

O programa de afugentamento, resgate e monitoramento da fauna, em pouco mais de um ano garantiu a localização e identificação de aproximadamente 1,5 mil animais nos 27 municípios por onde a obra passa e gera impactos.

O desafio e principal preocupação da Engie Brasil, empresa responsável pelo projeto Gralha Azul, é garantir a preservação dos animais nos ambientes de mata nativa.

“No caso de encontrar algum ninho durante as atividades de supressão, esse ninho é devidamente cercado, sinalizado, e a gente precisa aguardar o abandono do ninho para depois retomar as atividades.”

contou Phobe, engenheiro sanitarista, da Engie Brasil

A preocupação é com toda a forma de vida que possa aparecer nos caminhos dos trabalhadores.

“Qualquer que seja a fauna, a gente avalia primeiro a situação para saber qual método mais seguro e eficaz para os colaboradores e para os animais.”

Lucas Oliveira, Biólogo resgatista

A missão pela vida também permite o progresso. O desafio é preservar a mata, a fauna e levar energia com mais qualidade a todos os paranaenses.

“Esses programas fazem com que a gente tenha um relacionamento com as comunidades, e uma base de dados para fornecer para o órgão ambiental garantindo assim que todas a medidas que seriam necessárias para compensação de impactos foram devidamente realizadas”

finalizou Marcos Phobe, da Engie Brasil

Após paralização, obras do Projeto Gralha Azul são retomadas

Depois da revogação, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da liminar que paralisou parcialmente as obras do Sistema de Transmissão Gralha Azul a Engie Brasil Energia retoma totalmente as atividades dos empreendimentos.

Nos últimos meses, o Sistema de Transmissão Gralha Azul provou que cumpre todos os procedimentos legais aplicáveis para execução de suas obras, bem como seu compromisso e respeito com o meio ambiente.

26 jan 2021, às 12h44. Atualizado às 19h38.
Mostrar próximo post
Carregando