Economia

Atitudes que impactam na carreira e na vida

Qual tem sido a sua atitude diária?

Atitudes que impactam na carreira e na vida

11 de agosto de 2020 - 13:56 - Atualizado em 23 de setembro de 2020 - 16:15

Você já se viu sem saber ao certo em que focar em sua carreira? São tantos conselhos e recomendações de treinamento que existem disponíveis no mercado que podemos facilmente perder o foco. O que sei após 20 anos de carreira é que tem algo que não pode faltar em um profissional sob pena de perder a empregabilidade no médio e longo prazo: a atitude. São atitudes que impactam na carreira e na vida. E é muito comum vermos profissionais que são técnicos extraordinários mas que perdem oportunidades e promoções por aspectos comportamentais e você também já deve ter visto isso acontecer. Neste artigo quero reforçar algumas atitudes que impactam de forma substancial na sua vida pessoal e profissional.

“Se não der certo separa” 

A atitude do “se não der certo separa” é aquela quando você está um pé dentro e um pé fora. É uma atitude de descolamento emocional como se a qualquer sinal de problema ou dificuldade você pudesse abandonar o barco. Isso vale para os relacionamentos, para o seu casamento e também para a sua relação com o trabalho. “Se não der certo separa” significa que não vale a pena persistir, ressignificar, perdoar, começar de novo, investir nos relacionamentos. Essa atitude fica evidente na forma como você lida com os desafios no seu dia a dia e também reflete o seu compromisso com as pessoas e organizações. Alguns exemplos no seu papel profissional:

  1. Quando você desiste de falar e discutir pois “não vale a pena”.
  2. Você faz só a sua parte e acha que já é suficiente.
  3. Quando você vê algo que a outra área pode fazer melhor mas não contribui e ao invés disso os critica nos corredores.
  4. Quando você olha em volta e pensa “aqui está ruim mas lá fora está pior”. E com isso vai só levando para frente o suficiente para cada dia até que alguma outra empresa ofereça algo melhor.

Essa falsa sensação de liberdade faz profissionais que ficam entrincheirados em seu trabalho. Ruim para a pessoa e para a empresa.

“Que seja Infinito enquanto dure”

A atitude “que seja infinito enquanto dure” significa persistência diante de desafios, otimismo sobre a resolução de problemas, vontade e gana de fazer dar certo. Não quer dizer que não haverá problemas e dificuldades mas significa que você mantém o seu compromisso de fazer o seu melhor até o fim. É claro que é saudável pensarmos que sempre temos a escolha de ficar ou partir mas a atitude é completamente diferente. Eu quero fazer dar certo pois quero que funcione. Alguns exemplos no seu papel profissional:

  1. Um exemplo é a coragem para tentar consertar aquilo que está ao seu alcance e depende de você.
  2. É energia para colaborar com outras equipes pois você quer que eles prosperem também.
  3. Você fala para o seu gestor o que pensa pois quer que a relação de vocês funcione.
  4. Quando percebem que não se sentem mais engajados e conectados com a organização buscam outras oportunidades mas oferecem o seu compromisso de fazer o seu melhor até o seu último dia naquele papel.

E você pode estar pensando, o que eu ganho com isso? No médio e longo prazo ganhará empregabilidade. As pessoas e organizações tendem a confiar mais naqueles que demonstram atitude e compromisso. Quando esses profissionais saem de suas organizações, eles deixam a sua marca e a sua energia e isso os faz serem lembrados por muitos anos. Isso os faz serem lembrados para outras oportunidades.

E você, qual tem sido a sua atitude?