Empreendedorismo

Hóspedes diferentes: produtor de Cambé oferece serviço de hotelaria para plantas

Donos que precisam viajar pagam diárias para que os vasos se “hospedem” na chácara e continuem recebendo água e sol

Ana Clara
Ana Clara Marçal / Estagiária com supervisão de Bruna Melo
Hóspedes diferentes: produtor de Cambé oferece serviço de hotelaria para plantas
João segura uma de suas "hóspedes". Foto: Marcelo Bonomini

1 de dezembro de 2021 - 13:47 - Atualizado em 1 de dezembro de 2021 - 15:08

Com o fim do ano se aproximando, é normal que muitas pessoas passem a buscar por hotéis, seja para se hospedarem, ou, até mesmo, para deixarem seus animaizinhos. Já aqueles que procuram o produtor João Costa dos Santos, dono de uma chácara – apelidada de Rancho Éden – em Cambé, no norte do Paraná, tem outro objetivo: encontrar um lugar para deixar suas plantas bem cuidadas enquanto estão fora.

O produtor conta que a ideia surgiu há cerca de três anos, quando viu o anúncio de um serviço semelhante oferecido em São Paulo. Desde então, João tem proporcionado um “lar temporário” para plantas de viajantes. O serviço inclui transporte (por enquanto, apenas para moradores de Cambé), rega e todo o cuidado que elas precisam. Ele garante que “quando a pessoa chegar de viagem, a planta vai estar nas mesmas condições que ela deixou“.

A diária custa, em média, R$ 2. O valor pode variar dependendo da planta e da quantidade que o contratante precisa “hospedar”. Todo o trabalho é feito em família: João conta com a ajuda da esposa, com quem mora no rancho. A procura tem crescido recentemente e a expectativa do produtor é que com o final de ano, festividades e viagens contribuam para o crescimento da demanda. Hoje, o produtor está com cerca de 15 plantas aos seus cuidados.

Nos 1.800 metros quadrados, João também cultiva hortas, frutas, hortaliças, produtos orgânicos. O carro-chefe da chácara é o açafrão-da-terra. A propriedade fica localizada no condomínio de chácaras do município, Estância Cabral.