Empreendedorismo

Anaide Holzbach de Araújo assume a presidência da ACIT

Um marco na história da Associação Comercial é que em quase 55 anos de história, Anaide Holzbach de Araújo é a segunda mulher a ocupar o cargo

Anaide Holzbach de Araújo assume a presidência da ACIT
Anaide Holzbach de Araújo assume a presidência da ACIT - Foto: divulgação

30 de março de 2022 - 17:15 - Atualizado em 30 de março de 2022 - 17:15

Voluntária há 11 anos na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), ocupando os cargos de conselheira, diretora do Empreender, tesoureira, diretora de Treinamentos e vice-presidente, Anaide Holzbach de Araújo é agora a presidente da Acit (gestão 2022-2023).

Eleita em Assembleia Geral Ordinária no dia 30 de março por associados da Acit, Anaide assume o cargo no ano em que a entidade completa 55 anos.

“A Acit representa aproximadamente 40% da força produtiva do nosso município, especialmente as micro e pequenas empresas, que buscam nela auxílio para a defesa de seus interesses. Estou muito feliz por ser a presidente da Acit. Sinto que tudo o que fiz até aqui me preparou para este momento. São muitos anos de participação no associativismo, na Acit e em várias outras organizações. Sei da responsabilidade que é estar à frente da mais importante e mais forte entidade civil organizada de Toledo”,

conta.

Nos últimos dois anos, Anaide foi vice-presidente nas gestões 2020-2021 e 2021-2022, acompanhada de Claudenir Machado, que exerceu a presidência da entidade. Segundo a atual presidente, o modelo de gestão da Acit nos últimos anos permite uma gestão compartilhada, onde o vice-presidente é apresentado a todos os temas em andamento e especialmente nos meses finais como ambientação.

“Foram dois anos acompanhando de perto as ações do presidente Claudenir, e como todos sabemos, uma gestão completamente atípica, em que a tônica foi diminuir o impacto e os efeitos colaterais da Covid para nossos associados, tanto no aspecto econômico quanto na questão de saúde pública.”

A presidente elogia a condução do ex-presidente, que administrou a Acit de forma segura e consciente. “Foram realizadas mudanças de gestão interna, como a criação de um Comitê Estratégico, que deu mais agilidade às decisões, em um momento em que várias necessidades se apresentavam quase que diariamente. Além disso, a ACIT fez uma divisão mais clara do seu papel institucional e do papel na geração de novos negócios para a entidade e seus associados. Conhecer todas essas ações de perto me dá uma segurança maior para a continuidade e implementação de melhorias contínuas”, ressalta.

Expectativas para a gestão

A presidente Anaide menciona que a expectativa é dar sequências as ações em andamento, tendo em vista que a Associação Comercial tem bandeiras locais, regionais e estruturantes e a missão é promover o desenvolvimento sustentável das empresas, através de ações que estimulem o empreendedorismo, os princípios éticos e o exercício da cidadania. “Nas ações estruturantes, nos envolvemos na luta pela duplicação de rodovias regionais, pela implantação do ramal da Ferroeste até Guaíra, com um Porto Seco em Toledo e na operacionalização do Aeroporto Municipal. Além disso, agora na renovação dos contratos de pedágio estamos juntos com outras entidades regionais para a não instalação da praça entre Toledo e Cascavel, pela adoção de tarifas menores, pela não adoção da outorga onerosa, pela construção de obras de infraestrutura em nosso município.”

Anaide completa que não saem da pauta a necessidade das reformas políticas e tributárias, especialmente, além da simplificação do Estado como um todo, criando um ambiente menos burocrático e mais favorável ao empreendedorismo.

A presidente menciona a parceria da Acit com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo. “Junto ao Comdet entendemos ser importante buscar novos negócios para o nosso município, que tragam investimentos e gerem produtos e serviços de alto valor agregado, utilizando o potencial de Toledo ou até criando novas matrizes econômicas. Não podemos, nesse caso, deixar de falar do Biopark, que vem mostrando ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de empresas de tecnologia e inovação, e que podem transformar a nossa cidade nos próximos anos.”

Para as próximas ações, Anaide conta sobre o papel institucional da entidade, comprometida com toda a população. “Esse ano, por exemplo, teremos eleições gerais, e nesse sentido, estamos desenvolvendo uma campanha de conscientização aos eleitores. Nosso objetivo é chamar a atenção para que nossa cidade tenha representantes nas Câmaras Estadual e Federal. A palavra-chave é a Representatividade. Somos um município forte, na região mais produtiva do Brasil e talvez do mundo e merecemos ter deputados que nos defendam e tragam obras para nossa cidade e toda região.”

Segunda mulher na presidência da Acit

Um marco na história da Associação Comercial é que em quase 55 anos de história, Anaide Holzbach de Araújo é a segunda mulher a ocupar o cargo. A primeira foi Solange Pinzon de Carvalho Martins (gestão 2005-2006).
A presidente faz uma analise criteriosa sobre sua chegada à presidência.

“Vejo mudanças acontecendo; no entanto, percebo também que ainda temos muito por fazer para conseguir e com isso, trazer mais mulheres para o universo corporativo em geral, e também para a política, onde se decidem as leis que regem nossa vida empresarial, inclusive. Acredito que temos que chamar a atenção dos empresários, políticos, maridos, pais, irmãos para que apoiem, incentivem, encorajem as mulheres do seu círculo para participarem mais. Isso passa também pela divisão de tarefas que hoje ainda sobrecarregam muitas mulheres.”

Anaide de Araújo ressalta que a expectativa é ser exemplo à outras mulheres. “Espero que minha chegada à presidência na Acit além de nos colocar ainda mais em evidência, sirva de motivação para que mais mulheres ocupem os espaços que também são nossos.”

Mensagem final

A presidente deixa um recado aos mais de 4 mil associados. “Demandem suas necessidades, continuem contando com a entidade, com seu grupo de diretores e conselheiros voluntários e também com o grupo fantástico de 40 colaboradores, que compartilham da nossa missão. Esse grupo tem a expertise necessária para promover o desenvolvimento das nossas empresas, com segurança, conhecimento, informação e inovação. Tenho certeza de que faremos uma gestão com qualidade nas relações, gerando mais valor para os associados e comunidade”, conclui.

Diretoria gestão 2022-2023

Para este ano, algumas mudanças foram sugeridas ainda na gestão 2021-2022 e aprovadas em Assembleia Extraordinária no dia 16 de março. Entre as alterações está a constituição de quatro novas vice-presidências: vice-presidente de Relações Institucionais, vice-presidente de Produtos, vice-presidente de Comércio e Serviços e vice-presidente de Indústria. Entre as diretorias, foram feitas readequações na composição e nomenclaturas.
Segundo Anaide, as adequações têm sido feitas por várias outras entidades nacionais.

“O que se busca com essa alteração é ter mais empresários preparados para assumir a Acit e permitir que algumas decisões sejam tomadas de maneira rápida, quando o momento exigir”, conta.