Empreendedorismo

AgroHackathon promove inovação para o setor do Agronegócio.

Kauana
Kauana

21 de outubro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 21 de outubro de 2019 - 00:00

O AgroHackathon é uma iniciativa inovadora promovida pelo prof. Gilson Martins do Departamento de Economias e Extensão Rural do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Centro de Economia Aplicada. A sua primeira edição ocorreu em 2018 e já foi um sucesso, agora para este ano a segunda edição trouxe muitas novidades que deixaram o evento ainda melhor. A principal mudança foi a inclusão de um dia de campo para que todos os participantes pudessem imergir na realidade do campo, e sentir na pele como é a dor do mercado:

“Enxergamos no primeiro evento que é possível promover a inovação do setor sem sujar a bota, mas os projetos ganham muito mais corpo e aderência quando entendemos a realidade do campo, no campo”, explica o prof. Gilson.

Em entrevista, o prof. Gilson Martins contou como surgiu a ideia de promover este evento: “Após me formar, passei alguns anos trabalhando no setor do agronegócio, do lado das cooperativas. Quando fiz o meu doutorado na Alemanha tive a oportunidade de conhecer uma nova forma de interação do setor produtivo, com os agricultores e as cooperativas, e voltei para o Brasil com uma nova visão para o setor. Decidi entrar para a Universidade e colocar tudo isto em prática já na formação dos alunos voltando o pensamento para as necessidades de inovação no mercado. Já conhecia o setor produtivo, tive contato com outras parcerias e o projeto do AgroHackathon foi apenas a confirmação que estávamos no caminho certo.”

O prof. Gilson Martins foi o idealizador do evento, mas como ele mesmo coloca: “Não é possível fazer inovação sozinho, temos que ter parcerias, temos que ter contato com as dores do mercado, temos que envolver todo mundo”. Realizado em parceria com a UTFPR sob coordenação do prof. Roberto Cândido e abordando o tema de Gestão de Riscos Rurais, esta edição contou com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do sistema FAEP e da OCEPAR, e com a promoção da BB Seguros, Fairpax Brasil, Positivo informática e Agência de Inovação da UFPR.

O evento contou com a participação do diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola, Pedro Loyola, representando o Ministério da Agricultura. Com o apoio a estas iniciativas o ministério pretende propiciar a interação das demandas das políticas do governo com as soluções da academia através de pesquisas aplicadas, contribuindo também com a proposição de problemáticas reais para o campo. A vice-reitora da UFPR Graciela Inês Bolzón de Muñiz disse em seu discurso que é

“uma oportunidade de juntar a academia com os diferentes setores da sociedade e propor soluções reais que gerem valor, utilizando para isto a união entre a criatividade, o conhecimento e as necessidades da economia”.

A equipe vencedora do evento foi a Hold Laudos Digitais, que nestes 3 dias estruturou um negócio para a partir de uma plataforma elaborar laudos digitais em campo que possam atender com muito mais agilidade e confiança o processamento dos dados de seguros agrícolas. E para quem pensa que o mundo agro é só para quem é da área, a equipe é multidisciplinar envolvendo Agrônomos, Engenheiros Ambientais e Engenheiros Eletricistas, bem no espírito de Startups. Os alunos participantes foram a Estefhany Ribeiro, Heryck Stanula, Larissa Matos, Marco Antônio, Vinícius Couto e Vinícius Meira.

Eles comentam da importância deste tipo de evento para sua própria formação profissional: “Quando a gente está só em sala de aula e não vivencia a realidade do campo, muita coisa que a gente aprende não tem sentido. Participar de um evento como este, saber que você pode desenvolver uma solução real para o mercado e, mais do que isso, saber que a sua ideia tem potencial para ser um negócio, este conhecimento não tem como ter só em sala de aula. Agora vem um novo desafio, que é fazer o negócio acontecer”. Este é um exemplo de empreendedorismo e inovação impactando a formação dos profissionais para o futuro.

Faça a sua startup acontecer.  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Aproveite também e conheça a Comunidade Empreendedora. Ela tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.