Reserva de mercado mata. Foi assim no Brasil durante muitos anos, especialmente no mercado automobilístico. Falei estes dias aqui do Lobisomem, Fusca lá de casa, numa época em que o mercado se resumia a poucas marcas e modelos.

Tudo por conta da importação proibida e limitação da indústria nacional. Nas ruas era Brasília, Corcel, Belina, Variant… Algum mais? Só lá pelos idos de 1977 apareceu o Fiat 147, com ajuda da memória Google. Voltei no tempo … ao ler na 4 Rodas que hoje o Brasil tem 19 marcas e 65 fábricas de automoveis, que produzem 2,8 milhões de unidades, em 78 modelos e 353 versões.

Uma bela evolução; é preciso admitir. Até os mais apaixonados por carros se confundem com tantos modelos. Agora um merchan grátis para revista – ela fez um ranking interessante. Qual carro se destaca mais em quesitos como segurança, preço, tecnologia, espaço, economia, porta-malas, off-road e por aí vai.

Já comentei aqui: ando com mania de comprar revista impressa novamente. Dando ‘spoiler, para não negar informação, o mais barato do Brasil é o Chery QQ – R$ 27.490. Ah – vem com rodas… O mais econômico é o UP, com média de 16,2 km/litro. O Golf é o mais seguro.

Já está bom. Compra lá a revista, para não deixar o velho impresso morrer. Ou faz uma pergunta que eu vou folhear a revista e achar a resposta pra você amigo do LinkedIn e do #TOPDEGESTAO

– Ah: do que eu gostei?
– Nada de QQ. Gostei mesmo do Rolls Royce Culminam. Custa a bagatela de 315 mil euros, lá fora. Ele esta numa outra reportagem, merecidamente nas páginas centrais.

Se o Lobisomem descobre esta traição. A verdade é que sobra gosto e vontade. Falta bolso.

Postado originalmente no https://topdegestao.com.br/

4 ago 2020, às 17h08. Atualizado às 17h13.
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