Empreendedorismo

Acordo entre PTI-BR e Unioeste Marechal oferecerá ambiente favorável aos negócios

Durante o lançamento oficial da parceria foram apresentados projetos que já estão sendo desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento, além de ações previstas e benefícios exclusivos aos discentes e docentes da Unioeste Campus Marechal

Acordo entre PTI-BR e Unioeste Marechal oferecerá ambiente favorável aos negócios
(Foto: divulgação)

9 de dezembro de 2021 - 16:51 - Atualizado em 9 de dezembro de 2021 - 16:51

Nesta terça-feira (07), foi formalizada a parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) e a Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon. O acordo entre as instituições tem como objetivo a promoção de ações de suporte e incentivo à inovação para os docentes e discentes da instituição de ensino, por meio de uma parceria de implantação de atividades da Incubadora Santos Dumont na Unioeste, com a contrapartida de que as startups e empresas parceiras do ecossistema do Parque possam utilizar a infraestrutura laboratorial da universidade para testes, ensaios e validação de provas de conceitos ou protótipos. 

Durante o evento, o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, que participou em caráter virtual, pontuou que a assinatura deste acordo de cooperação com a Unioeste é mais passo para envolver a tríplice hélice da região Oeste do Paraná no processo de inovação. “Queremos incentivar capacitações e ações que envolvam o corpo docente e discente da universidade, assim gerando oportunidades aos jovens, para que se envolvam cada vez mais na onda do empreendedorismo”, comenta o general. 

As duas instituições fecham a parceria concordando em um ponto essencial: para um agro pujante – como acontece em Marechal Cândido Rondon – é preciso, cada dia mais, o uso de tecnologias, as quais são proporcionadas por meio da inovação. “A partir dessa parceria, nossa usina de ideias irá prosperar”. A fala é do diretor da Unioeste Campus Marechal, Davi Félix Schreiner. “Nossa região tem um potencial econômico e social, mas precisamos inovar na forma de formar os profissionais, inovar na produção de conhecimento, e inovar na transferência de tecnologias para que se possa inovar em diferentes setores”, comenta o diretor. 

Ainda durante o evento, foram apresentados alguns dos projetos já desenvolvidos pelo Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras; Centro de Ciências Sociais Aplicadas; e Centro de Ciências Agrárias. Além disso, a startup incubada do PTI-BR, Daga Agrinavi, apresentou seu modelo de negócio e processo de desenvolvimento, sendo exemplificada como case de sucesso. 

Ações previstas e novidades! 

Foram apresentados, aos participantes, quais projetos e programas estão previstos para serem executados a partir de janeiro de 2022, tão como os resultados esperados a partir da parceria. Com exclusividade, foi lançada a Comunidade ExoHub, que é uma plataforma 100% digital que reúne cursos, workshops, eventos, conexões, relacionamentos, acesso a mentores, licenças de softwares, e mais, conectando conteúdo qualificado e deixando tudo disponível aos estudantes, professores e demais colaboradores da Unioeste MCR. A plataforma será disponibilizada sem nenhum custo.