Vestibular

Período de inscrições do vesibular da UFPR será de 18 de julho a 31 de agosto

Processo seletivo voltará a ter duas fases, em outubro e dezembro

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Período de inscrições do vesibular da UFPR será de 18 de julho a 31 de agosto
(FOTO: DIVULGAÇÃO/ UFPR)

13 de maio de 2022 - 20:48 - Atualizado em 13 de maio de 2022 - 21:03

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta sexta-feira (13) que o período de inscrições para o vestibular 2023 será entre 18 de julho e 31 de agosto deste ano. Uma das novidades é que o processo seletivo, após dois anos, voltará a ser realizado em duas fases.

O edital do vestibular está previsto para ser publicado em julho pelo Núcleo de Concursos da UFPR. O período para solicitação de isenção da taxa de inscrições será entre 18 e 25 de julho para quem é inscrito no Cadastro Único do governo federal e entre 18 e 29 de julho para quem não é.

As datas das provas também foram anunciadas pela instituição. A primeira fase, com 90 questões objetivas, será em 23 de outubro. Já a segunda, com prova de compreensão e produção de textos, ocorrerá em 4 de dezembro. Para cursos que tiverem provas específicas, a aplicação será em 5 de dezembro.

Segundo a instituição, depois de dois anos, será corrigido o descompasso no calendário. Os aprovados no vestibular deste ano vão começar as aulas no primeiro trimestre de 2023, como ocorria antes da pandemia.

Novas cidades

Outra novidade é que a UFPR vai ampliar de seis para 12 o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do vestibular. Além de Curitiba,

Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco de cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.

A decisão leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba. No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.

A decisão de aplicar a prova também em Joinville justifica-se pelo fato de Santa Catarina ser, geralmente, o segundo estado com mais inscritos no vestibular da UFPR, depois, naturalmente, do Paraná.

Os candidatos que forem aprovados na primeira fase do Vestibular 2023 farão a segunda fase em Curitiba, com algumas exceções: os que disputam vagas em cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão, no momento da inscrição, optar por realizar a prova nessas localidades.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.