Educação

UEM tem 10 pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo

O número é maior do que o obtido na lista anterior, quando 8 cientistas da UEM foram listados

Renan
Renan Vallim / Repórter
UEM tem 10 pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo
Reconhecimento mostra prestígio internacional da universidade Foto: Julia Koblitz/ Unsplash

11 de março de 2022 - 11:41 - Atualizado em 11 de março de 2022 - 11:43

Dez pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão na lista dos mais influentes do mundo, publicada nesta semana pelo periódico científico PLOS Biology. O número é maior do que o obtido na lista anterior, quando 8 cientistas da UEM foram listados.

“A presença de pesquisadores da UEM neste ranking mostra que o processo de internacionalização que está sendo realizado na universidade faz todo o sentido, porque nossos pesquisadores estão sendo reconhecidos mundialmente devido às suas produções”, destaca Luiz Fernando Cótica, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM.

O aumento de 8 para 10 pesquisadores demonstra, segundo o pró-reitor, que a UEM conseguiu avançar, mesmo durante estes dois anos de pandemia. Segundo ele, outros indicadores atestam a relevância da Pesquisa na UEM como, por exemplo, a concessão de novas bolsas de produtividade.

Professores

São 812 brasileiros com relevantes produções científicas entre os anos de 1960 e 2020, de acordo com a publicação. Neste seleto grupo estão seis docentes da UEM: Angelo Antonio Agostinho, Celso Vataru Nakamura, Jesuí Vergílio Visentainer, Marcelo Moreira Cavalcanti, Marcos Luciano Bruschi e Maurício Guimarães Araújo.

Ainda de acordo com o levantamento, há outra lista, desta vez específica sobre o desempenho científico somente no ano de 2020. Nela aparecem 1.132 brasileiros. Além dos seis pesquisadores mencionados acima, aparecem outros três professores da UEM: Edvani Curti Muniz, Rosângela Bergamasco e Tania Ueda Nakamura. O químico André Luiz Cazetta, egresso de graduação e pós da UEM, também aparece na lista.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.