Educação

UEM firma parceria com universidade chinesa

A parceria entre as instituições visa cooperação no estudo e desenvolvimento de energias renováveis

Renan
Renan Vallim / Repórter
UEM firma parceria com universidade chinesa
(Foto: AEN)

15 de dezembro de 2021 - 15:11 - Atualizado em 15 de dezembro de 2021 - 15:11

Na manhã desta quarta-feira (15), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinou uma parceria com uma universidade chinesa. Quem assinou o memorando de entendimento para Cooperação Educacional e Científica, em solenidade virtual, foi o reitor da UEM, Julio César Damasceno.

A parceria da UEM envolve o Instituto de Conversão de Energia de Guangzhou, a Academia Chinesa de Ciências (GIEC), a Fundação Araucária (FA) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O memorando tem vigor pelo período de cinco anos e pode ser estendido, alterado ou rescindido mediante consentimento de todas as partes.

A parceria entre as instituições visa apoio de cooperação em pesquisa, educação e treinamento entre seus docentes, departamentos e institutos de pesquisa, em programas conjuntos de investigação de energias renováveis. Há ainda a possibilidade de intercâmbio de pessoal e estudantes de pós-graduação entre as instituições de ensino e o desenvolvimento de projetos conjuntos, além de captação de recursos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, explica que a Universidade já vem desenvolvendo diversos projetos correlatos ao tema energias renováveis. “Participar desta parceria irá facilitar acordos e minimizar burocracias ao trabalhar o intercâmbio de saberes envolvendo futuros projetos nesta área”, diz.

Também participaram da solenidade o diretor de Pesquisa da UEM, Ivair Aparecido dos Santos; o presidente do GIEC, Jiancheng Lv; o Diretor da Divisão de Ciência e Tecnologia do GIEC, Yu Bai; a Coordenadora de relações exteriores do GIEC, Fengyun Wu; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor de Ciência e Tecnologia da FA, Luiz Márcio Spinosa; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor da Agência de Inovação da UFPR, Leonardo Cury; o superintendente de Parcerias e Inovação da UFPR, Helton José Alves.