por Caroline Maltaca
com informações da UEL

Foi aprovado, nesta quinta-feira (31), o retorno do modelo tradicional do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) estabelece que, em 2023, a prova seja realizado em duas etapas: no dia 5 de março (1ª fase) e nos dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase).

De acordo com a UEL, o Conselho também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. Conforme o cronograma aprovado, o resultado final do vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Pandemia

Por conta da pandemia e a consequente necessidade de distanciamento social, em 2021 e 2022, a UEL excepcionalmente alterou o modelo do concurso. Nessas edições, as provas foram aplicadas em fase única, com 50 questões sobre o conteúdo do Ensino Médio e mais a prova de Redação. Além da prova em fase única, a logística do vestibular exigiu menos alunos em sala e cuidados com higienização de locais, uso de máscaras e disponibilização de álcool para vestibulandos e equipe.

A avaliação da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL é de que os dois últimos concursos foram bem-sucedidos, mantendo as características de prova temática e interpretativa. Segundo a Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o retorno do vestibular em o candidato que volta ter a possibilidade de apresentar de forma mais detalhada o conhecimento aprendido durante o Ensino Médio. De acordo com Sandra, a 1ª fase traz a prova de Conhecimentos Gerais, classificatória para a segunda fase.

A partir da definição do modelo, a equipe técnica da Cops fará um levantamento de custos para apresentar a proposta de preço público de inscrição. A proposta deverá ser levada para análise e deliberação do Conselho de Administração (CA) ainda neste mês de abril.

31 mar 2022, às 21h14.
Mostrar próximo post
Carregando