Educação

Prefeitura de Curitiba abre PSS de professores de educação física

A escolha será feita por somatória de pontos, que vai considerar tempo de experiência e cursos de especialização

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Curitiba
Prefeitura de Curitiba abre PSS de professores de educação física
(Foto: Arquivo /Prefeitura de Curitiba / 23/09/2015 - Cesar Brustolin/SMCS)

7 de dezembro de 2021 - 17:39 - Atualizado em 7 de dezembro de 2021 - 17:39

Começa nesta quarta-feira (8/12/2021), às 10 horas, o prazo de inscrição para os interessados em participar do processo seletivo simplificado (PSS) para a função pública de Profissional do Magistério de Docência II, com atuação como Professor de Educação Física. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até as 16 horas da próxima segunda-feira (13/12).

A expectativa da Prefeitura é de que sejam contratados 62 profissionais, incluindo três pessoas com deficiência. As convocações serão feitas de acordo com a necessidade da Secretaria da Educação, responsável pela gestão das unidades educacionais para as quais os professores serão designados.

Aqueles que forem classificados pelo PSS e cumprirem as fases de entrega de documentação e assinatura de contrato vão cumprir jornada semanal de 20 horas e terão remuneração de R$ 2.044,84.

O edital está disponível no portal de concursos da Prefeitura.

Como se inscrever

O primeiro passo para quem vai se inscrever no PSS é fazer o cadastro na plataforma e-Cidadão e criar login e senha. Depois, o  candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site de concursos da Prefeitura entre 10h de 8/12 e 16h de 13/12.

Cada candidato só pode efetuar uma inscrição. Caso o concorrente preencha o formulário inadequadamente e precise alterar alguma informação, ele tem até o prazo final (16h de 13/12) para cancelar sua inscrição e refazê-la.

Para facilitar o preenchimento do cadastro, basta acessar o menu “Como se inscrever”, disponível no canto superior direito da página de concursos da Prefeitura. O passo a passo ajuda o candidato a observar todos os cuidados que deverá ter nessa fase.

Depois de preencher e submeter o formulário, basta imprimir o comprovante de inscrição, assiná-lo e aguardar a divulgação da lista classificatória. A relação provisória dos candidatos será divulgada em 16/12, e os concorrentes podem interpor recursos durante o dia 20/12, até 17h.

Sem provas

Para participar do PSS, é exigido que o candidato tenha ensino superior completo com licenciatura em educação física, ou que tenha concluído um curso de formação pedagógica em educação física, em conformidade com a legislação educacional vigente pelo Ministério da Educação.

Não haverá aplicação de provas. A comissão examinadora do processo seletivo vai analisar o tempo de experiência profissional de cada candidato e a conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). No total, os candidatos podem tirar nota entre 0 e 100, e serão convocados os concorrentes por ordem de pontuação.

Só conta como tempo de experiência os anos de desempenho profissional em estabelecimentos de ensino oficiais públicos e privados. Períodos de estágio, voluntariado e programas institucionais de bolsa de iniciação não são avaliados, e os candidatos que cadastrarem estas atividades vão ser eliminados do processo seletivo.

Soma de pontos

A pontuação máxima obtida por tempo de experiência é de 50 pontos, e os outros 50 são avaliados de acordo com os cursos de pós-graduação. Candidatos que concluíram especialização somam mais 10 pontos, a conclusão de mestrado garante mais 15 pontos, e a conclusão de doutorado é equivalente a mais 25 pontos.

Todos os participantes deverão ter iniciado o esquema vacinal anticovid e não ter doses em atraso, na data da entrega de documentação. Para isso, será exigida a carteira de vacinação digital, de acordo com o decreto N° 1.380/2021.

Restrições

Devido à situação de emergência pelo novo coronavírus, não haverá contratação de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, gestantes e as que se enquadrem nas condições crônicas de saúde de natureza grave estabelecidas no edital.

Confira a pontuação:

 Experiência/titulaçãoPontuação máxima
Escolaridade exigida – requisito de ingressoEnsino Superior Completo – Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física; ou  Ensino Superior Completo – Graduação: acrescido de Curso de Formação Pedagógica em Educação Física, em conformidade com a legislação educacional vigente pelo Ministério da Educação0
Tempo de Experiência ProfissionalComo Professor de Educação Física em estabelecimento de ensino oficial, público ou privado, nos últimos 15 anos (de 07/12/2006 a 07/12/2021)50
Prova de TítulosDiploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação – Especialização – Lato Sensu – carga horária mínima de 360 horas na área de Educação10
Prova de TítulosDiploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação – Mestrado – Stricto Sensu – na área de Educação15
Prova de TítulosDiploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação – Doutorado – Stricto Sensu – na área de Educação25