por Redação RIC.com.br
com informações da UFPR

A Universidade Federal do Paraná mantém para esta segunda-feira (14), a retomada das aulas presenciais na instituição. De acordo com análise da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, há uma melhora significativa no quadro da pandemia de Covid-19 na região, tornando o retorno possível. O calendário acadêmico iniciou em 31 de janeiro, na modalidade híbrida.

“Estamos ouvindo a ciência, como fazemos desde o início da pandemia. A ciência nos dizia, e isso se confirmou agora, que no final de janeiro estaríamos no pico dos números relativos à Covid-19. Também havia a previsão de queda nos números em meados de fevereiro, na taxa de contaminação e de hospitalizações, o que está ocorrendo. Com esses dados, confirmamos a retomada das aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira”,

afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O reitor lembrou que a retomada vai exigir a apresentação de comprovação de esquema vacinal contra Covid-19 e ainda o uso de máscaras, como reforço de biossegurança.

Comprovante vacinal

Os alunos deverão inserir os comprovantes de esquema vacinal completo contra Covid-19, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para assistir as aulas presenciais. Os professores e as coordenações vão verificar os comprovantes dos alunos, bem como os integrantes da Comissão de Verificação.

Todos os servidores, técnicos e professores, deverão também apresentar este comprovante vacinal para ter acesso à UFPR, de acordo com a Resolução nº 01/22, do Conselho Universitário (COUN). Esta regra vale para todos, alunos, professores, técnicos, empregados públicos, trabalhadores terceirizados e visitantes.

Resolução nº01/22 considera como documentos de comprovação do esquema vacinal completo a carteira de vacinação digital, a cópia de imagem da tela ou de aplicativo de instituição competente, brasileira ou estrangeira, além de comprovantes, cadernetas ou cartões de vacinação em papel timbrado. Quem ainda não completou a vacinação terá o acesso provisório garantindo, devendo realizar a comprovação no tempo previsto pelas autoridades sanitárias.

As pessoas com contraindicação médica para a imunização contra a Covid-19 devem apresentar declaração assinada por médico com registro no Conselho Regional de Medicina. Aqueles que não realizaram a imunização contra a Covid-19 terão o acesso presencial à universidade condicionado à apresentação periódica de exame tipo RT-PCR ou antígeno com resultado negativo para SARS-CoV-2 a cada 72 horas, que também deverá ser inserido no SIGA.

A fiscalização será realizada pela Comissão de Verificação, pelas coordenações de curso e pelos próprios professores.

Casos suspeitos e confirmados

Os casos suspeitos de Covid-19 devem ser relatados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES), que irá rastrear as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito ou confirmado. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As coordenações de curso (em caso de alunos) e as chefias imediatas (em caso de trabalhadores) também devem ser informadas.

A comunidade da UFPR poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482- 0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas, orientações e comunicações.

Todos podem utilizar a plataforma CHECK UFPR, que vai monitorar e alertar a incidência de novos casos. O aplicativo gratuito desenvolvido na UFPR funciona por meio de QR Code nas salas de aula e outros ambientes. O sistema alerta em caso de contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19. O cadastro na plataforma e o uso do CHECK UFPR pode ser feito normalmente pelo navegador WEB, por qualquer computador ou celular.

Restaurantes Universitários

Os Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR estão funcionando desde 31 de janeiro, juntamente com o retorno do calendário acadêmico. Os Rus oferecem alimentação no local ou a opção de marmita para os usuários que quiserem se alimentar fora dos refeitórios, como alternativa para garantir a biossegurança e reduzir as chances de contaminação por SARS-CoV-2.

Para acessar os restaurantes, os usuários apresentam comprovante de vacinação contra Covid-19 ou laudo de resultado negativo de exame para testagem do coronavírus, emitido em até 72 horas. Os restaurantes devem integrar em breve o SIGA e, assim, os usuários não terão de apresentar comprovante na entrada.

É obrigatório o uso de máscaras para ter acesso ao buffet e circular pelo local. A retirada somente é permitida no momento da alimentação. Os restaurantes disponibilizam dispensadores com álcool em gel 70% e pias com água e sabão para higienização das mãos dos usuários, além de garantir distanciamento e controlar a ocupação dos locais, de acordo com as normas sanitárias de cada município.

Calendário acadêmico

Com a pandemia, o calendário acadêmico ficou desregulado em relação ao calendário civil. A readequação está prevista para 2023.

Apesar da retomada presencial, o ensino híbrido ainda poderá ser usado em casos excepcionais, como oferta de muitas vagas por turma ou casos de infecção por SARS-CoV-2

14 fev 2022, às 07h16.
Mostrar próximo post
Carregando