Educação

Volta às aulas: veja dicas na hora de contratar serviço de transporte escolar

Paraná não tem regulamentação para transporte escolar de crianças e adolescentes, então é preciso observar alguns itens, antes de contratar o serviço

Isadora
Isadora Deip / Estagiária com supervisão de Giselle Ulbrich
Volta às aulas: veja dicas na hora de contratar serviço de transporte escolar
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

8 de fevereiro de 2022 - 20:20 - Atualizado em 8 de fevereiro de 2022 - 20:20

As escolas da rede estadual do Paraná retomaram as aulas presenciais na segunda-feira (7), após período de intensa preparação em janeiro. Segundo a programação, as aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25.

Uma parcela significativa dos estudantes dependem do serviço de transporte escolar. No entanto, a Federação Nacional de Inspeção Veicular (FENIVE) chama a atenção para uma estatística preocupante: somente Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais possuem regras estabelecidas para a condução de crianças e adolescentes em idade escolar em veículos coletivos – vans, ônibus e outros.

Apesar da falta de regulamentação no Paraná, algumas dicas podem ajudar pais e responsáveis a garantirem a segurança dos filhos na hora de contratar o serviço de transporte escolar. Confira alguns itens que merecem atenção:

Dados do motorista

O condutor do veículo deve ter mais de 21 anos, carteira de habilitação para dirigir veículos na categoria D e ter passado por curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar.

Autorização especial

Ônibus, micro-ônibus, vans e kombis devem apresentar autorização específica do Detran local para realizar o transporte de escolares. O documento deve estar fixado na parte interna do veículo, em local visível, com inscrição da lotação permitida.

Inspeção veicular

Os veículos que fazem o transporte escolar devem, obrigatoriamente, apresentar a inspeção veicular em dia, em cumprimento à regulamentação estadual e municipal.

Comportamento da criança

Monitore o serviço diariamente e fique atento ao comportamento do seu filho. Faça perguntas e preste atenção ao que ele conta sobre a segurança do veículo.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.