Educação

Cursos de extensão podem ser determinantes na carreira

Quem busca cursos de extensão antes de fazer uma universidade pode aproveitar para sentir o clima da vida acadêmica e se familiar com a dinâmica de uma faculdade.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Cursos de extensão podem ser determinantes na carreira

7 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 7 de fevereiro de 2020 - 00:00

Muitos universitários ainda não sabem se vale a pena fazer um curso de extensão. A boa notícia é que a carreira pode ser ainda mais promissora e ajudar o estudante a se destacar no mercado de trabalho, disputando as melhores vagas e criando cada vez mais oportunidades. O problema é que nem todos sabem o que são os cursos de extensão e quais os benefícios reais e quem pode realizar os cursos.

Diferente do que muitos pensam, não é obrigatório fazer uma faculdade ou ter um diploma para fazer um curso de extensão. Isso porque ele é ofertado pelas universidades como uma forma de ampliar os conhecimentos. Pode ser presencial o EaD (Ensino a Distância); tudo depende das necessidades de cada um.

O curso de extensão é importante?

Cursos de extensão universitária têm o objetivo de aproximar os estudantes da vida acadêmica. Com duração média de três meses, proporcionam aos alunos experiências práticas, discussões e aprofundamento de conhecimentos. É um diferencial para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais candidatos que estejam à frente do seu tempo e que consigam construir pensamentos críticos e solucionar problemas.

Alguns concursos públicos, inclusive, podem considerar os certificados dos cursos de extensão para contabilizar pontos extras que podem ser determinantes para a aprovação do candidato.
Outra vantagem do curso de extensão é que ele promove a socialização e a criação de um networking, fundamental para quem busca ser um profissional bem-sucedido, independentemente da área a que ele se dedica.

O que são os cursos de extensão?

Cursos de extensão são oportunidades preparadas por universidades com autorização do Ministério da Educação (MEC). Embora não ofereça diploma, o curso de extensão é muito bem visto, principalmente no início de carreira.

Existe, no entanto, a entrega de um certificado, que pode ser determinante em um currículo ou em um concurso público.
Quem busca cursos de extensão antes de fazer uma universidade pode aproveitar para sentir o clima da vida acadêmica e se familiar com a dinâmica de uma faculdade. Também pode contribuir para que você escolha a instituição que mais lhe agrada.