Educação

Curitiba registrou evasão escolar zero em 2021, com média abaixo da nacional

Este é o segundo ano da pandemia da Covid-19 em que a capital teve evasão zero

Isadora
Isadora Deip / Estagiária com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Curitiba registrou evasão escolar zero em 2021, com média abaixo da nacional
Segundo a Prefeitura, criação da TV Escola Curitiba, para transmitir os conteúdos escolares na pandemia foi importante para alcançar esse resultado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

20 de maio de 2022 - 22:04 - Atualizado em 20 de maio de 2022 - 22:22

Curitiba registrou evasão escolar zero em 2021. A taxa de abandono na rede municipal de ensino da capital foi de 0,013%, enquanto no Brasil a média foi de 0,9%, na região Sul de 0,2% e no Paraná de 0,1%.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este é o segundo ano durante a pandemia da Covid-19 em que a capital paranaense teve evasão zero.

Para o prefeito Rafael Greca, o resultado reflete as “boas práticas da rede municipal de ensino”.

“Investimos na formação de nossos cidadãos, do nosso futuro e o resultado da evasão zero revela que estamos no caminho certo como cidade educadora que somos”,

comentou o prefeito.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que Curitiba ficou bem abaixo dos índices gerais do Brasil.

“A criação da TV Escola Curitiba, para transmitir os conteúdos escolares pela tevê aberta e pelo Youtube, assim como o fornecimento dos kits de alimentação escolar e pedagógicos no ensino remoto foram muito importantes para alcançarmos esse resultado que nos orgulha”,

afirmou Maria Sílvia.

Menor distorção idade-série

Curitiba também é a capital brasileira com menor taxa de distorção idade-série entre os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A taxa caiu de 2,3%, em 2020, para 2%, no ano passado. Em 2016, era de 3,1%.

A taxa é o indicador do Ministério da Educação que permite acompanhar o percentual de estudantes com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O indicador é produzido a partir dos dados do censo escolar.

Ideb

A capital do Paraná segue como referência no ensino público municipal. Em setembro de 2020, o governo federal divulgou o último dado e Curitiba registrou 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. O índice aumentou de 6,4 para 6,5.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.