Economia

Turismo do PR registra crescimento de 30% no primeiro trimestre, diz IBGE

Setor teve retomada com avanço da vacinação contra a Covid

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Turismo do PR registra crescimento de 30% no primeiro trimestre, diz IBGE
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação)

12 de maio de 2022 - 17:11 - Atualizado em 12 de maio de 2022 - 17:11

O setor turístico do Paraná registrou crescimento de 30,8% no primeiro trimestre de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, o crescimento foi de 5%, após dois resultados negativos, em janeiro e fevereiro. Conforme a pesquisa, no comparativo com março de 2021, um dos meses mais letais da pandemia no Paraná, o crescimento do turismo chegou a 71,9%. Nos últimos 12 meses, a evolução foi de 35%.

Ainda segundo a pesquisa, as receitas também aumentaram no setor. O crescimento foi de 6% em março, em relação a fevereiro. No comparativo entre os trimestre, neste ano o crescimento do turismo foi de 41,2% no período, de acordo com o IBGE.

O volume total do setor de serviços no Paraná, avaliado na pesquisa, teve crescimento de 6,7% no Paraná no primeiro trimestre deste ano. Em março, houve evolução de 1,1% em relação a fevereiro. A pesquisa analisa serviços para família, informação, transportes, turismo, entre outros.

Este foi o 13º crescimento mensal consecutivo. Na avaliação do governo estadual, isso mostra recuperação consistente frente aos impactos da pandemia. Os números também mostraram crescimento com o avanço da vacinação da Covid e de mudanças nas medidas restritivas.