Por Richard Cowan e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira o projeto de infraestrutura de 1 trilhão de dólares que é uma das principais prioridades do presidente Joe Biden, uma vitória bipartidária que pode representar o maior investimento do país em décadas em estradas, pontes, aeroportos e hidrovias.

A votação foi por 69 a 30 na Casa de cem parlamentares, com 19 republicanos votando a favor. Imediatamente após a conclusão da votação, os senadores avançaram com a discussão de um pacote de gastos de 3,5 trilhões de dólares que os democratas planejam aprovar sem votos republicanos.

Pesquisas mostram que o esforço para melhorar a infraestrutura dos EUA, elaborado ao longo de meses por um grupo bipartidário de senadores, é amplamente popular entre o público.

O projeto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, e o espírito de cooperação no Congresso que levou à votação desta terça-feira provavelmente será passageiro.

“Boas notícias, pessoal: o Acordo Bipartidário de Infraestrutura foi oficialmente aprovado pelo Senado”, disse o presidente Biden no Twitter nesta terça-feira. “Espero que o Congresso o envie para minha mesa o mais rápido possível para que possamos continuar nosso trabalho de reconstrução.”

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, espera também ter os votos para aprovar a resolução orçamentária estabelecendo as bases para gastos de 3,5 trilhões de dólares em saúde, combate às mudanças climáticas e outras prioridades de Biden. Os democratas quase certamente terão de superar as objeções republicanas em uma manobra conhecida como “reconciliação orçamentária”.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH790S8-BASEIMAGE

10 ago 2021, às 13h51. Atualizado às 13h55.
Mostrar próximo post
Carregando