Economia

Preços do petróleo saltam e fecham em alta apesar de dólar forte

Reuters
Reuters

11 de novembro de 2021 - 19:07 - Atualizado em 11 de novembro de 2021 - 19:07

Por Laura Sanicola

(Reuters) – Os preços do petróleo fecharam ligeiramente em alta nesta quinta-feira, com o mercado lutando com um dólar mais forte junto com a preocupação com o aumento da inflação dos EUA, e depois que a Opep cortou sua previsão de demanda de petróleo para 2021 devido às cotações altas.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,25 dólar para 81,59 dólares o barril após cair durante a sessão para 81,66 dólares. O petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,23 dólar para 82,87 dólares, saindo da mínima da sessão de 80,20 dólares.

O complexo de energia foi negociado em alta no final da sessão devido à confiança de que a demanda pós-pandemia se fortaleceria ainda mais nos próximos meses.

“Novas máximas estão à frente, pois os ingredientes necessários para alcançar o topo neste mercado permanecem elusivos, ou seja, a demanda global de petróleo excedendo a nova produção”, disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates LLC em Galena, Illinois.

No entanto, a taxa na qual a demanda retorna pode ser amortecida por preços de energia mais altos de acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O cartel disse em um relatório mensal que espera que a demanda por petróleo atinja uma média de 99,49 milhões de barris por dia (bpd) no quarto trimestre de 2021, uma queda de 330 mil bpd em relação à previsão do mês passado.

(Reportagem adicional de Ron Bousso e Jessica Jaganathan)